Artigos

Argentina (também) em turbulência – por Carlos Costabeber

carlinhossÉ tamanha a confusão no Brasil, que a imprensa pouco destaca a situação na Argentina, após os 100 dias de mandato do Presidente Macri. Acompanhei os 12 anos da “Era Kirchner” e torcia para que aparecesse alguém com capacidade para reverter a crítica situação em que o país se encontra.

Agora, ao desembarcar em Buenos Aires, esperava encontrar um clima compatível com a expectativa gerada por Macri. Mas o que vi  foi um cenário diferente: (1) O Presidente está sofrendo forte pressão da imprensa, por seu envolvimento no escândalo “Panamá Papers” (empresas offshore não declaradas);  (2) A exemplo do Brasil, começou uma caça aos corruptos que desviaram bilhões de dólares dos cofres públicos (Lazaro Báez está preso, para explicar como ficou bilionário durante os Governos Kirchner); e (3) a população está revoltada com o “tarifaço” de até 600% nas contas da água, luz, gás e transporte público, e com a forte alta nos preços.

Isso está provocando um inevitável aumento na inflação, que deverá chegar a 40% no ano, corroendo ainda mais a renda dos assalariados – que já se mobilizam através dos seus aguerridos sindicatos trabalhistas. E, para piorar, 120 mil pessoas já perderam o emprego em 2016.

O novo Governo sonhava com a entrada de 40 bilhões de dólares em investimentos estrangeiros, que não aconteceram, pois os fundamentos econômicos da Argentina ainda são muito frágeis. Decisões duras estão sendo tomadas, para recuperar o crédito internacional (começando por pagar os “créditos abutres”), retomar o crescimento e a geração de emprego; missão que cobrará um preço muito alto dos argentinos – por muitos anos.

Mas Macri quer também endurecer o jogo contra a corrupção, e deverá copiar a legislação brasileira sobre “Denúncias Premiadas”, que lá não existe (nesse aspecto, o Brasil está muito a frente, graças a Deus).

O Presidente luta ainda com dificuldades no Congresso, uma vez que não dispõe de maioria, nem na Câmara, e muito menos no Senado. E o escândalo “Panamá Papers” e a dificílima situação da economia estão sendo um duro teste para Macri. Como li numa manchete: “Macri Bajo Fuego”.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a foto que você vê aqui é de Reprodução da internet.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo