PrefeituraSaúde

SAÚDE. Dia D da Vacinação contra a gripe também terá ações de orientação de orientação. E é amanhã!

Programa Sorria Santa Maria é uma das ações que também deverá acorrer neste sábado, junto a outras atividades de conscientização

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto/Arquivo), da Assessoria da Prefeitura

Além de ser um dia dedicado à vacinação da gripe, em função do “Dia D”, o sábado (12) também contará com diferentes ações cujo principal objetivo é o cuidado com a Saúde da comunidade santa-mariense. Além de abrirem as portas para realizar a vacinação dos grupos de risco, algumas Unidades de Saúde da cidade e centros especializados ofertarão ações de promoção e de prevenção.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Avenida Borges de Medeiros, nº 804, abrirá das 8h às 16h para a terceira edição do ano do programa Sorria Santa Maria. Um total de 70 pacientes foram agendados para a realização de consulta e tratamento odontológico. Paralelamente, no local, serão realizadas atividades extras, como exame bucal, com foco na prevenção do câncer bucal, além de roda de conversa sobre a Semana da Luta Antimanicomial.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, o sábado também será destinado à prevenção ao câncer bucal. No local, será realizada a “Mateada da Saúde”, com a realização de exames e orientações sobre Saúde Bucal. As atividades no local iniciam às 8h, ocorrerão durante a manhã, e serão realizadas pelo dentista da unidade, com professores e alunos do curso de Odontologia da Universidade Franciscana (UFN).

Outra ação que ocorrerá no sábado é um trabalho de conscientização a respeito do uso racional de medicamentos. De forma itinerante, profissionais de Saúde do Município e professores e estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) percorrerão Unidades de Saúde da Região Leste, na manhã de sábado, repassando orientações sobre o uso racional de medicamentos, o armazenamento e descarte correto, entre outras ações.

A equipe iniciará a ação às 8h, na UBS Wilson Paulo Noal, e passará também, nesta ordem, pelas unidades São Francisco, Walter Aita e São José.  Além de repassar informações, a equipe disponibilizará espaço para o descarte de medicamentos em desuso. A orientação é que a população compareça aos locais e realize o descarte dos materiais.

As ações são parte do “Programa de Conscientização da População e Recolhimento de Medicamentos em Desuso nas Unidades de Saúde na Região Leste de Santa Maria”, que é desenvolvido pelo Grupo de Extensão do Departamento de Saúde Coletiva da UFSM desde o ano passado.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Pela foto é possível supor que o cirurgião-dentista virou auxiliar de consultório dentário… A que nível de sofisticação essa prefeitura chegou…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo