Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
PrefeituraSanta MariaSaúde

SAÚDE. Médicos das redes pública e privada de SM participam de uma capacitação sobre a Toxoplasmose

Atividade foi conduzida por infectologistas da cidade com o objetivo de esclarecer sobre a doença e padronizar fluxos de atendimento

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Profissionais da Rede de Saúde de Santa Maria seguem promovendo ações para enfrentar o surto de Toxoplasmose registrado na cidade. Na noite de quarta-feira (02), médicos das redes pública e privada, de diferentes especialidades, participaram de uma capacitação sobre a doença.

A palestra, realizada no auditório da Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas) e promovida pela Unimed com apoio da Prefeitura de Santa Maria, foi conduzida por médicos infectologistas da cidade, com o objetivo de esclarecer sobre a Toxoplasmose e padronizar fluxos de atendimento.

“A nossa equipe de Saúde está buscando soluções em conjunto. O prefeito Jorge Pozzobom, especialmente, tem se empenhado para enfrentar essa doença. Ele está em contato com o Estado, com o Ministério da Saúde. Ele buscou remédios e exames, e está diretamente preocupado com essa questão”, enfatizou a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte.

Inicialmente, o médico infectologista Thiego Teixeira Cavalheiro detalhou como se deu o conhecimento do surto, falando a respeito dos primeiros sintomas apresentados pelos pacientes, as características e como se deu o diagnóstico de que se tratava de Toxoplasmose. Logo após, o médico explicou o que é a doença, apresentou o histórico de outros surtos registrados no mundo, a prevalência nos usuários.

Thiego também abordou a diferença de conceitos, o ciclo do protozoário causados, as formas de transmissão, os sintomas e a duração dos mesmos, entre outras questões. Ainda, o médico tratou sobre a questão oftalmológica (já que a doença pode afetar a visão) e sobre quem necessita de tratamento (quem apresenta lesão ocular, sintomas graves e as gestantes), além de abordar, especialmente, sobre a relação da doença nas gestantes, enfatizando a necessidade do monitoramento contínuo desse público.

“Na maioria das gestantes, a doença é assintomática, por isso, elas precisam ser monitoradas de perto. Nossa responsabilidade é cuidar nossos usuários, orientar, passar as informações corretas, considerar os riscos, mas não alarmar. Essa nossa conversa é parte disso. Precisamos disseminar o nosso conhecimento. Capacitar para melhor atender nossos pacientes”, enfatizou Thiego.

No encontro, a coordenadora da Casa 13 de Maio, a infectologista Paula Martinez e a infectologista Jane Costa também esclareceram dúvidas dos médicos, explicando, entre outras questões, sobre a necessidade de incentivar as mudanças de hábitos da população, com foco na prevenção, além de tratarem sobre como fazer as notificações dos pacientes com os sintomas, a quem encaminhar, como atender esses casos e os encaminhamentos das gestantes.

“A prevenção é o mais importante. Temos que incentivar a mudança de hábitos da população, além de mantermos uma padronização na conduta dos atendimentos”, destacou Paula.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo