SAÚDE. Setor de Raio X do PA do Patronato passa a funcionar com sistema de radiologia computadorizada
Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fortalecer a área da Saúde no Município, melhorar processos de trabalho e, acima de tudo, qualificar o serviço prestado à comunidade estão entre as principais determinações da Administração Municipal. Desde que assumiu o Executivo, o prefeito Jorge Pozzobom tem investido esforços nesse trabalho. Nesse sentido, uma grande conquista para o Pronto Atendimento Flavio Miguel Schneider, o PA do Patronato, ganhou vida nesta semana. Desde terça-feira (22), o Setor de Radiologia está na era digital. Isso porque o local passou a funcionar com um sistema de Radiologia Computadorizada.
Conforme o supervisor técnico do Setor de Radiologia, Juliano Martinuzzi Ibaldo, para o usuário que olha de fora, o setor se mantém o mesmo: as salas e os aparelhos de raio x seguem os mesmos, o que mudou é a técnica utilizada como receptor de imagem das radiologias. Ibaldo explica que, até então, o setor funcionava com um raio x analógico, que tinha como receptor de imagem um filme de raio x. Assim, após a radiografia ser realizada, o técnico precisava “revelar a radiografia”, utilizando câmara escura, processadora de filme e produtos químicos.
Agora, foi adquirido o sistema de Radiologia Computadorizada, que utiliza uma placa de imagem, à base de fósforo fotoestimulado, que não necessita mais ser revelada, passando apenas por um processo de digitalização: um laser lê (escaneia) a placa de imagem e transforma a imagem da radiografia em digital, aparecendo em um monitor.
“É um investimento alto, mas as vantagens são inúmeras. No raio x analógico, o processo – em um caso de paciente simples, sem complicação – durava de quatro a cinco minutos. Agora, de trinta segundos a um minuto teremos o resultado da radiologia pronto, na tela do monitor. Essa tecnologia vai dar celeridade ao processo, permitindo que se atenda mais pacientes em um tempo menor. Além da qualidade da imagem, que permitirá dar zoom, mexer no contraste e na densidade, por exemplo. Auxiliará muito no processo de trabalho”, explica Ibaldo, destacando também a qualidade no trabalho para o servidor e para o meio ambiente, já que se deixará de mexer com produtos químicos.
MODERNIZAÇÃO NO AMBIENTE
A aquisição da Radiologia Computadorizada ocorreu por meio de licitação, sendo que a vencedora do processo foi a Indústria Brasileira de Filmes (IBF), uma multinacional representante da AGFA. O sistema é o mesmo utilizado pelo Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de clínicas particulares da cidade.
O investimento será de R$ 142,8 mil. Conforme o supervisor técnico, foram adquiridos digitalizadora, impressora a laser, monitores, software, entre outros. Para agilizar o processo e reduzir gastos, as imagens são enviadas automaticamente, via sistema, para os consultórios do PA do Patronato. No local, são cinco pontos de visualização: dois consultórios infantis e dois adultos, além do monitor do médico radiologista. Assim, logo que é realizado o raio x, o médico não necessita esperar que o paciente entregue o exame, podendo analisar a imagem diretamente no computador, não sendo necessária a impressão. Isso é possível graças ao uso de um software o “Mini PACS” – Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagem, que foi doado ao Município pela empresa vencedora da licitação.
NOVOS INVESTIMENTOS
Por enquanto, apenas os exames dos pacientes atendidos no PA do Patronato serão digitalizados e enviados via sistema ao médico. Os demais, seguirão recebendo impresso ou em cd/dvd. No entanto, a ideia é que o Município adquirida um PACS completo, possibilitando a interligação do sistema com as demais Unidades de Saúde do Município.
Como a tecnologia recém foi instalada, ainda está em processo de transição, sendo utilizado também o raio x analógico. Hoje, cerca de 4 mil exames de raio x são feitos no PA do Patronato por mês. O Setor de Radiologia conta com três médicos radiologistas e 12 técnicos em radiologia.
“Essa é uma conquista muito grande para o PA do Patronato, que era esperada há muito tempo pelos funcionários. É uma tecnologia que já está há anos no mercado, mas que ainda não tínhamos conseguido implementar. É um esforço e um investimento da atual gestão que enxergou a necessidade. Sem dúvidas, qualificará ainda mais o trabalho realizado aqui no PA”, ressaltou a coordenadora de Urgência e Emergência do PA do Patronato, Sandra Hertz.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.