Destaque

TOXOPLASMOSE. Mais de mil casos notificados e 352 confirmados em Santa Maria. Deles, 27 são gestantes

Por ANA BITTENCOURT, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Um novo Boletim de Investigação de Surto de Toxoplasmose em Santa Maria foi divulgado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira (18). De acordo com o documento, o Município contabiliza 1.011 casos notificados até a presente data, sendo 665 suspeitos e 352 casos confirmados, entre esses, 27 pacientes são gestantes. Em relação ao último boletim divulgado, na semana passada, houve redução no número de casos sob investigação, de 230 para 198.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DO BOLETIM SOBRE O SURTO

O boletim atualizado traz ainda dados referentes ao número de óbitos fetais. Até o momento, foram registrados dois casos em mulheres com 36 e com 28 semanas de gestação. Há ainda um caso de aborto confirmado em um feto com 15 semanas e um aborto também de 15 semanas em uma gestante que estava sob investigação da doença. O relatório apresenta ainda 115 casos que já foram descartados para a doença. Entre estes, há o registro de um aborto em gestação de 21 semanas, sem ligação com a doença.

AMBULATÓRIO COMEÇA A FUNCIONAR NA CASA DE SAÚDE

Um ambulatório específico para atendimento de casos oftalmológicos em decorrência da Toxomplasmose começou a funcionar na tarde desta sexta-feira, na Casa de Saúde. De acordo com o coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Roberto Schorn, os pacientes atendidos são encaminhados pela Secretaria de Saúde do Município. O local recebe pacientes nas segundas e quintas-feiras, das 7h30min às 12h30min. Nas sextas-feiras também há atendimento, no entanto, a Casa de Saúde ainda está definindo o turno em que os pacientes serão recebidos.

“Este ambulatório é específico para atender pacientes que forem encaminhados para tratar com especialistas de Oftalmologia, não é, portanto, um local de pronto atendimento para quem apresentar sintomas da doença. Estamos disponibilizando, em média, 50 fichas por dia, podendo esse número variar, de acordo com a demanda”, afirmou Schorn.

O coordenador explicou que, como o ambulatório oftalmológico começou a funcionar nesta tarde, não foi possível contabilizar o número de pacientes atendidos hoje. Schorn afirmou ainda que os medicamentos utilizados no tratamento aos casos confirmados já chegaram a Santa Maria. A forma de distribuição será decida em conjunto com a Secretaria de Município da Saúde.

Também continuam os atendimentos no ambulatório da Casa 13 de Maio, localizada na Rua Riachuelo, nº 364. Até esta sexta, foram registrados 102 atendimentos de pacientes com Síndrome Febril no local.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo