Arquivo

São poucas (por isso se destacam) as avaliações jornalísticas independentes da crise

Os leitores desta página sabem: a prioridade absoluta é para assuntos locais ou regionais/estaduais. O que não quer dizer que não se trate, aqui, de temas nacionais. No entanto, muito remotamente, o autor dos textos é o editor do site. Prefere-se, antes, a reprodução de analistas independentes – é bom repetir, independentes – do centro do País.

Hoje, é preciso dizer com absoluta clareza, eles não são tantos assim. Correndo o risco de esquecer alguém, eis os nomes de alguns: Lucia Hippolito, rede CBN de rádios; Josias de Souza e Clóvis Rossi, da Folha de São Paulo; Ricardo Noblat, com seu site e, agora, no jornal O Estado de São Paulo.

É evidente que seus editores não percam o sono com este profissional, mas não se considera, nesta página ao menos, “independentes” os veículos da editora Abril (revista Veja, por exemplo). Não porque sejam contra ou a favor do que quer que seja, mas porque, neste momento de crise, não têm equilíbrio e isenção e estão praticando um jornalismo ruim. Apenas isso. E na opinião deste (nem sempre) humilde profissional.

As Organizações Globo, por sua vez, embora estejam praticando um excelente trabalho editorial, não permitem que seus analistas cheguem muito além daquilo que é notícia. Logo, embora bons, estão, penso, manietados pelo “manual.”. A exceção, entre as revistas, é a Carta Capital, do mais que independente Mino Carta, que pelo menos tem procurado fazer o contraponto – impedindo que um lado só se manifeste.

Por que esse discurso todo? Simples, vou reproduzir, na próxima notícia (logo acima), a melhor análise (na opinião deste site), do que aconteceu esta semana em Brasília. Seu autor é Ricardo Noblat, cujo site (www.ricardonoblat.com.br) é o modelo deste – e o próprio profissional foi comunidado, há oito meses, quando tudo começou. Avaliação lúcida – e ferina, mas real – do que ocorre na política brasileira. Sem ranços, mas no ponto. Sem rancores, mas direta. E que, de uma certa maneira, mostra o tastavio em que se encontra o governo Lula. Eu, se fosse você, não deixaria de ler. Pretendo postar em poucos minutos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo