DestaqueEleições 2022Estado

ELEIÇÕES 2022. Petistas gaúchos confirmam o nome de Edegar Pretto como seu pré-candidato ao Piratini

Deputado estadual de três mandatos foi anunciado em evento nesta segunda

Anúncio que contou com Tarso e Olívio foi feito em evento com lideranças do partido na capital (foto Carol Ferraz/Divulgação)

Da Assessoria de Imprensa do Partido dos Trabalhadores (PT/RS)

O Partido dos Trabalhadores confirmou o nome do deputado estadual Edegar Pretto como pré-candidato a governador do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022. A confirmação ocorreu nesta segunda-feira (13), em Porto Alegre, durante o lançamento do movimento ‘Rio Grande e presente. Para toda a sua gente’, com participação dos ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, senador Paulo Paim e deputados e deputadas das bancadas estadual e federal do partido.

A solidificação da pré-candidatura de Pretto começou há alguns meses, e foi chancelada por parlamentares, dirigentes, militantes e apoiadores após debates presenciais e virtuais, realizados a partir de junho deste ano em 27 regionais do PT em todo o estado. O deputado foi definido como nome que sintetiza a renovação do partido, por sua capacidade de diálogo, liderança política e compromissos com a base social. Com a confirmação do nome, também se confirma o projeto como alternativa viável aos campos democráticos que estarão mais próximos do ex-presidente Lula no RS.

Com a mensagem de passagem de bastão, num encontro definido como símbolo da união, da soma de ideias, de pensamentos e de forças para trazer o Rio Grande de volta ao seu papel de vanguarda na defesa dos direitos de toda a população gaúcha, as lideranças do partido declararam que o deputado tem total apoio dos dois ex-governadores, do senador, das bancadas do PT, militantes e movimentos populares. Para os petistas, Edegar Pretto é o nome certo para encabeçar no RS esse grande projeto nacional coletivo que já está em curso.

– Temos uma tradição de estar numa mesma trincheira, em especial na luta pela democracia. Edegar recebe nossa experiência, e está à altura de levar adiante todo trabalho, não só das nossas administrações, mas de todas que trabalham de forma séria – pontua Tarso.

Olívio Dutra, que além de amigo é conselheiro do mandato do deputado Edegar, destacou que as gestões do PT não acertaram tudo, segundo ele pelas complexidades da vida. De forma positiva, o ex-governador acredita que as pessoas não esqueceram de tudo o que foi feito de importante pelas administrações, em especial em respeito ao ser humano.

– Edegar, tu és um herdeiro de um legado, que vem desde o tempo do teu pai, o saudoso Adão Pretto. Vamos em frente nesta luta, pois a política é a construção do bem comum com o protagonismo das pessoas – declara.

Edegar Pretto tem 50 anos e nasceu em Miraguaí, na Região Celeiro. É formado em Gestão Pública e tem suas origens na agricultura familiar. Filho de Adão Pretto, deputado federal falecido em 2009, Edegar está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Foi o mais votado do partido nas três eleições em que participou, e líder da bancada petista no governo Tarso. Em 2017 foi presidente da Assembleia Legislativa, quando em sua posse popular cerca de duas mil pessoas ocuparam a praça da Matriz para um ato de apoio público na capital.

Na última eleição, fez votos em quase 480 municípios, e acumula a marca de ser o mais votado da história do PT no Legislativo estadual. O deputado tem bom trânsito em diversos setores produtivos e econômicos do estado, como produção de alimentos. Uma de suas causas com reconhecimento internacional é o trabalho pelo fim da violência contra as mulheres, que o levou a ser membro do Comitê Nacional Eles Por Elas, da ONU Mulheres, e coordenador do Comitê Gaúcho Eles Por Elas, único Comitê estadual do país autorizado pela ONU.

Conforme o presidente do PT-RS, deputado federal Paulo Pimenta, a partir dessa oficialização o partido vai ampliar as discussões com siglas aliadas. Ele diz que os dirigentes já conversaram com os partidos do campo popular, e que todos demonstraram disposição de construírem um novo projeto para o Rio Grande do Sul.

– Ainda temos um bom tempo de debate e diálogos, mas estamos motivados por uma grande unidade que vai garantir um palanque forte para o Lula no RS através da liderança do Edegar  explica.

Sobre a vinda de Lula ao Rio Grande do Sul, Pimenta adianta que o ex-presidente está ajustando agenda, e já se colocou à disposição para organizar um roteiro com Edegar Pretto para uma caravana em alguns municípios gaúchos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo