Sem categoria

ASSEMBLEIA. Comissão estadual sobre toxoplasmose instalada e já define atividades a fazer em Santa Maria

Valdeci Oliveira, santa-mariense, é coordenador do colegiado instalado hoje na Assembleia e que tem ainda outros quatro parlamentares

Por TIAGO MACHADO (com foto de Marcelo Bertani/AL), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O presidente da Assembleia Legislativa, Marlon Santos (PDT), instalou oficialmente, nessa quarta (13), a Comissão de Representação Externa do Parlamento que vai acompanhar e apoiar o enfrentamento ao surto de toxoplasmose em Santa Maria. Marlon também empossou os cinco deputados que vão integrar o colegiado: Valdeci Oliveira (PT), autor da proposta e coordenador dos trabalhos, Adilson Troca (PSDB), Gerson Burman (PDT), Frederico Antunes (PP) e Gabriel Souza (PMDB).  Os parlamentares, que foram indicados pelas suas bancadas, terão 30 dias para apresentar um relatório sobre o tema.

Conforme Valdeci, os membros do grupo já definiram em conjunto a realização de uma série de atividades em Santa Maria, na próxima quinta (21). “É fundamental ir a Santa Maria e conversar com todas as autoridades. Vamos fazer um “intensivão” o dia inteiro. Não vamos lá para sombrear ninguém, vamos lá para somar e agregar. Se houver necessidade também de ir a Brasília, buscar reforço do Ministério da Saúde, nós também iremos”, explicou Valdeci.

Na mesma linha, o presidente da Assembleia defendeu a união de esforços como forma de superar o problema. “Estamos diante de um tema que está chamando a atenção do Brasil inteiro. Não podemos deixar a prefeitura e os órgãos locais sozinhos nessa questão”, assinalou.

Entre as atividades da Comissão previstas para ocorrer na próxima quinta, em Santa Maria, estão audiências e encontros com o prefeito Jorge Pozzobom, com o grupo de médicos infectologistas locais e também com representantes do Ministério Público, do Hospital Universitário (HUSM), da Secretaria Municipal de Saúde e da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. Antes da ida a Santa Maria, na quarta (20), os deputados farão uma reunião na Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre. “Na tragédia da Kiss, a Assembleia instalou uma Comissão Externa que prestou um importante trabalho no acompanhamento das investigações do incêndio. Queremos ajudar novamente agora, pois o tema envolve saúde pública e é bastante grave”, recordou o deputado.

Além dos deputados, o ato de instalação da Comissão, nessa quarta, também contou com a presença da chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, Tani Ranieri.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo