Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EstadoMulherSegurança

ATLAS. Levantamento mostra: dobrou o número de assassinatos de mulheres no Rio Grande em 10 anos

Rio Grande do Sul registrou mais de 300 homicídios contra mulheres há dois anos. E em uma década número total foi duplicado

Do portal do CORREIO DO POVO, com foto de Reprodução

Os homicídios contra mulheres no Rio Grande do Sul tiveram uma alta de 90,1% entre 2006 e 2016. É o que aponta o Atlas da Violência, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado na última semana.

Nesses dez anos, o número de assassinatos passou de 162 registros para 308. Com o sétimo maior crescimento entre os estados brasileiros neste crime, a proporção no RS é também superior à evolução das mortes no Brasil. Em todo o país, a alta foi de 15,3%, passando de 4.030 homicídios em 2006 para 4.645 em 2016. Proporcionalmente, a acentuação mais grave é no Rio Grande do Norte, que avançou de 42 homicídios contra mulheres em 2006 para 100 dez anos depois.

Nas regiões Sul e Sudeste, o Estado lidera a alta nos assassinatos de mulheres, alcançando índices comparáveis aos de Norte e Nordeste. Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tiveram reduções nos homicídios de mulheres, enquanto Santa Catarina apresentou alta de 16,3% no período apurado.

Rede de apoio evitaria mortes

Conforme os pesquisadores do Atlas da Violência, com os dados obtidos para a pesquisa não é possível medir a quantidade exata de feminicídios. Alertam, porém, que a mulher assassinada normalmente é uma vítima de outras violências anteriores: “A mulher que se torna uma vítima fatal muitas vezes já foi vítima de uma série de outras violências de gênero, por exemplo: violência psicológica, patrimonial, física ou sexual”.

Uma rede eficiente de apoio à mulher, argumenta o Atlas, evitaria número considerável de mortes: “Muitas poderiam ser evitadas, impedindo o desfecho fatal, caso as mulheres tivessem tido opções concretas e apoio para conseguir sair de um ciclo de violência”.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo