Destaque

CÂMARA. Quantidade de moções cresce 81% neste ano: já são 96. ‘Culpa’ da Copa do Mundo e da eleição

Escolas, empresas, associações… todos podem ser agraciados na Casa das Homenagens. E o número delas quase dobrou neste ano

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Mateus Azevedo/AICV), da Equipe do Site

Parece não haver limites para as homenagens criadas pelos vereadores de Santa Maria. A quantidade de moções este ano quase dobrou em relação a 2017. Nos primeiros cinco meses do ano passado, haviam sido protocoladas 53. No mesmo período deste ano, foram 96. Um aumento de 81,13%.

O Regimento Interno da Casa determina que cada parlamentar pode protocolar até 15 moções por ano. Em 2017, uma comissão especial formada por João Ricardo Vargas (PSDB), presidente; Valdir Oliveira (PT), vice; e Francisco Harrisson (PMDB), relator; debateu alterações no regramento do Legislativo e indicou que até cinco moções poderiam ser protocoladas por ano.

Todavia, a proposta não chegou a ser votada em Plenário e hoje está engavetada. Conforme o site apurou, não há interesse dos vereadores de voltar a discutir, neste momento, o novo Regimento Interno.

O que impediu a aprovação em 2017 foram algumas inobservâncias no processo ético disciplinar que trariam sério risco de problemas no caso de algum apontamento. Ou seja, qual político vai aprovar uma lei que possa vir a prejudica-lo?

Um é pouco, dois está bom e três chega!

Ano passado, sobretudo no segundo semestre, ocorreu uma ‘corrida’ dos parlamentares em busca de gastar as moções que não haviam sido usadas. Por consequência, ocorreram alguns casos emblemáticos, como a aprovação de oito moções em uma única sessão e o de um vereador que chegou a defender três ao mesmo tempo.

Mas o principal problema foi o outro: o tempo. Mais defesas significam mais fotos com os homenageados no Plenário e uma sessão mais longa e cansativa.

Para resolver a questão, este ano foi feito um acordo no qual são defendidas apenas três moções por sessão. Desta forma, o parlamentar que protocolar na próxima segunda-feira (4) conseguirá defendê-la apenas em meados de junho.

A Casa das Homenagens

Volta e meia surge alguma moção de repúdio (algo que sempre gera polêmica) ou de apoio a alguma causa. Mas a grande maioria tem como foco fazer uma homenagem.

É o caso das cinco últimas protocoladas, todas de congratulações: 30 anos do Sindicato dos Vigilantes – proponente Jorge Trindade – Jorjão (Rede); aniversário da empresa AcquaClean – Luciano Guerra (PT); Associação Camobi Segura pelos trabalhos prestados – Daniel Diniz (PT); 16 anos da Ulbra Santa Maria – Cida Brizola (PP); e 68 anos de fundação da Escola Municipal Lourenço Dalla Corte – Jorjão.

Até o momento, Diniz é o líder no quesito. Em apenas cinco meses ele já protocolou 14 moções. Os culpados: o futebol e a política.

“Este é um ano diferente, com eleições e Copa do Mundo. É tudo mais curto. Daqui a alguns dias entra o recesso de inverno e teremos um horário diferenciado devido ao período eleitoral. Serão quase três meses diferentes que precisamos ter muitos cuidados até em fazer uma homenagem para alguém”, explica Diniz.

Logo atrás de Diniz há um triplo empate: Jorjão, Celita da Silva (PT) e Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) já protocolaram 12 moções na Casa das Homenagens.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Já comentei sobre este assunto c/dois Edis da Camara de Vereadores, do porque minha Pequena Provincia,
    não ter apenas 11 Vereadores,como teve numa época passada,e foi Claudemir uma chiadeira danada,muitas
    reclamações,por Santa Maria,ter 280mil habitantes-(hoje tem 200 mil eleitores,por esta razão o Segundo Turno)
    ser a 4º ou 5º em numero Populacional,mas isto não diz nada,no Contexto hoje 01/06/18,Porque os próprios Edis,
    andam só c/ Moções disso ou daquilo,fatos que não levam a nada,e,em Contrapartida,a população,e´que
    sofre c/todas estas situações,c/tantas coisas Boas p/serem feitas,coadunadas c/todos os Parlamentares,poderiam
    revindicar,melhor Calçamento-Melhores Abrigos de Onibus,melhor atendimento na Saúde(conheço uma Sra.Claudemir,
    que a 18 meses,que esta c/um exame Ultra-Sonografia,pois a mesma tem degeneração Ossea,e até hoje ainda não foi chamada,e o Prefeito Fila Zero,vem p/a frente da TV,c/uma Soberba Impoluta,dizendo que tudo esta sendo resolvido, e a Sra.continua sofrendo,já imaginou Claudemir,se fosse a Sra.Mãe do Prefeito,….Dias passados vi no Face,o Vereador Admar,pedindo,p/Orar,
    que sua Mãe estava acamada,e,esta Sra.como fica Claudemir.
    Aguardo e Agradeço
    Att
    Roberto Almeida

  2. A pergunta que faço, porque 21 vereadores se esses caras ó servem para dar moção isso é uma vergonha, não tem o que fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo