PrefeituraSaúde

CIDADE. Em debate na Fames, durante Conferência, as políticas públicas municipais para a Saúde Mental

Neste sábado acontece a apresentação de propostas para a política de Saúde Mental. Secretária Liliane Duarte se manifestou nesta sexta

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Na noite desta sexta-feira (08), o auditório da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames) recebeu profissionais de saúde e demais participantes da IV Conferência Municipal de Saúde Mental. A atividade, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Prefeitura Municipal, apresentou o tema “Caminhos e Tendências da Política de Saúde Mental: Garantias de Direitos no Cuidado em Liberdade”. Entre os objetivos da conferência, está a possibilidade de discutir as necessidades da população e as demandas da Saúde Mental, além de qualificar e fortalecer a rede de atendimento em Santa Maria.

A Prefeitura esteve representada pela secretária de Saúde, Liliane Mello, pela coordenadora da Política de Saúde Mental do Município, Claudia Melo e por servidores da pasta. Liliane afirmou que o momento é significativo, pois a conferência volta a ocorrer em Santa Maria após oito anos. A secretária também destacou que o sofrimento mental deve ser discutido com especial atenção.

“Atualmente, sabemos que existem índices preocupantes de suicídios. Por isso, oportunidades como esta, onde os profissionais se unem para rever processos, para rever práticas e para conversar sobre novas possibilidades de cuidados, de tratamentos e de investimentos para as políticas de Saúde Mental, são extremamente importantes”, afirmou Liliane Mello.

A titular da Saúde ressaltou que o Poder Executivo também está atento ao quadro de profissionais que trabalham com Saúde Mental. Liliane lembrou que a Prefeitura realizou concurso público e conseguiu completar as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que estavam defasadas, promoveu a conferência para ampliar as discussões e busca permanentemente qualificar as redes de apoio.

A IV Conferência Municipal de Saúde Mental segue neste sábado (09), quando os participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutirem cinco eixos temáticos: intersetorialidade, integralidade do cuidado, educação permanente, a gestão da Saúde Mental e o controle social. Depois dos debates em grupo, as propostas serão apresentadas e as mais votadas deverão compor um documento, onde cada sugestão será detalhada e, após, entregue à Secretaria de Saúde do Município e ao Conselho Municipal de Saúde.

As atividades no auditório da Fames iniciam às 8h30min, com os trabalhos em grupo. Ao meio-dia, haverá intervalo. Os participantes retornam às 14h, para a roda de conversa “A importância da minha profissão na política de Saúde Mental”. Participam o representante do Conselho Regional de Educação Física (RS), Ubirajara Gorski Brites, a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ana Luiza Ferrer, além de representantes dos usuários da Saúde. Às 16h será realizada a Plenária Final.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo