PartidosPesquisaPolítica

EXCLUSIVO. O sítio teve acesso a dados da pesquisa do PMDB. E conta para você!

Embora publicamente tenha sido negado, na tarde desta segunda-feira, é fato que, sim, o PMDB, como toda a mídia local (inclusive este sítio) já havia informado, uma pesquisa foi realizada. Aliás, alguns dados já eram conhecidos antes mesmo da entrega do relatório oficial, o que aconteceu na última quinta-feira.

O documento final já foi lido por pelo menos quatro pessoas do alto comando da prefeitura. Inclusive porque foi o próprio prefeito Cezar Schirmer, em conjunto com a direção partidária (que bancou o trabalho), que encomendou o levantamento, feito por instituto de Porto Alegre.

Com base no relato que tive do próprio comandante do Executivo (há 10 dias), e que tinha conhecimento de alguns dados, e com fontes que consultei no final de semana e na tarde passada, segue, a seguir, parte do resultado apurado pela pesquisa. Há, por conta da preocupação com vazamento integral, muita dificuldade para obter os números todos. Mas existe, sim, material que justifica a divulgação e sobre os quais é possível, digamos, meditar. Confira o que o sítio conseguiu descobrir:

1) A pesquisa foi feita durante mais de uma semana, com 1,5 mil eleitores. A margem de erro foi de 2%.

2) Ao contrário do que se imaginava, e até se divulgou, a pesquisa não confrontou possíveis candidatos “ideais” à vice-prefeitura. Este é, mesmo, a menos que não queira, José Farret (PP). No entanto, foram colocados para os eleitores vários nomes, com o objetivo de aferir o pensamento do eleitorado acerca deles. Um, inclusive, foi Luiz Carlos Fort, do PT. Outro foi Jorge Pozzobom, do PSDB. Um terceiro Marcelo Bisogno, do PDT.

3) Vários cenários eleitorais foram montados. E o pior candidato possível para enfrentar o atual prefeito é (como boa parte dos analistas já suspeitava, inclusive) o do deputado estadual Valdeci Oliveira, do PT. Hoje, segundo a pesquisa, ele estaria 2% atrás de Schirmer. O percentual exato de cada um não foi possível (ainda) descobrir.

4) O nome do deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) é bem avaliado pela população. No entanto, por conta de perguntas específicas (sim, o tucano foi considerado respeitosamente por quem encomendou o levantamento), o resultado apontou-o como nome ascendente. Mas não seria, hoje, concorrente efetivo de Cezar Schirmer.

5) Uma questão importante, do ponto de vista da prefeitura, foi a que fez uma relação entre “os oito anos de Valdeci” e os “dois anos e meio de Schirmer”. No resultado apresentado ao governo, a comparação seria favorável ao atual prefeito, numa diferença positiva de 12%.

6) Há uma certa coincidência na avaliação feita por pesquisa publicada por A Razão há três semanas, no que toca aos serviços melhor e pior avaliados. Looonge, os mais complicados são a situação precária (na avaliação dos entrevistados) em que se encontram as ruas da cidade e o atendimento à saúde. Nesse quesito, o interessante é que a população não estaria reclamando da falta de medicamentos nem de postos ou dos profissionais da área, mas da “dificuldade de ser atendido”.

7) Os serviços melhor avaliados são, de novo, os mesmos apontados no levantamento feito por encomenda do jornal: a iluminação pública conta com 88% de aprovação. Índice semelhante é obtido pela coleta de lixo – a reclamação, nesse quesito, se daria pelo estado dos contêineres. Em muito provocado pelo vandalismo.

 8)  A avaliação feita pelo esquadrão montado pelo alto comando do governismo indica que os resultados obtidos foram considerados positivos. Mas é preciso dar a devida atenção aos pontos fracos. Bem, é isso que se busca numa pesquisa, não?

CONCLUSÃO CLAUDEMIRIANA: é evidente que os dados acima são parciais. E, bastante provavelmente, as informações integrais jamais virão a público. Mas é possível afirmar que o otimismo foi a tônica, a partir dos resultados já conhecidos. O que não se sabe é quem mais saberá deles, na medida em que há um verdadeiro cercamento às fontes. Imagina-se, porém, que, em pílulas, o conteúdo do relatório venha a ser divulgado a partir de agora. Ao menos para os alto e médio escalões da prefeitura e do PMDB. Até porque, do contrário, qual a vantagem, se apenas um ou dois tiverem conhecimento pleno?

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

13 Comentários

  1. arlete tu só esqueceu que a câmara esta jogando com o chirme e só não aprovou as conta por interferência do prefeito que é um a menos para concorrer EU BOTO MINHA MÃO NO FOGO PELO VALDECI, se é processo em seguida vocês vão ver o chirme processado e inelegível graças a procuradoria aliás já tem um processo no MP procura te informar liberar obra embargada e condenada (se a justiça fosse mais agíl o chirme já não concorreria na próxima eleição) O VALDECI É FICHA LIMPA

  2. Pois é. Bem que o Valdeci poderia se o nosso prefeito novamente não fossem suas contas não aprovadas pelo Tribunal de Contas. Agora, tem “ficha limpa”para poder concorrer. E lamentavelmente ele não tem.

  3. acho que esqueceram de avaliar os 2 anos e meio do valdeci e do schirmer e constatar como cada um pegou a prefeitura!
    valdeci- 3 folhas de pagamento atrasadas, sem crédito para comprar uma caixa de fósforos, e sem contar que os funcionários estavam devendo pra todo o lado
    schirmer- mais de 80 milhões para executar obras na cidade fora os 20milhões do BIRD, funcionários com salarios em dia, credito na praça, e no mínimo 8 obras para serem tocadas das quais 5 estão paradas!
    esperar o que se a pesquisa foi encomendada pelo pmdb!

  4. Shirmer enrolou mesmo, o Pozzobon tem que concorrer pra tirar esse prefeito,. Tá tudo MAL FEITO, pra ser bom e bem feito, pozzobon prefeito

  5. O nome do deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) é bem avaliado pela população. No entanto, por conta de perguntas específicas (sim, o tucano foi considerado respeitosamente por quem encomendou o levantamento)e é um dos possíveis nomes a ser a diferença em 2012 mas com certeza terá ,que fazer uma avaliação bem detalhada e saber oque mais sabe fazer ,continua sendo o carismático de sempre,pois esta trabalhando muito bem ,representado bem os santa-marienses.
    E se posicionando com coerência e respeito e tem humildade .Só não pode cair na onda dos enrolam.

  6. A pesquisa, ao que parece, demonstra o que todos nessa cidade já sabem. É uma pesquisa que segue a lógica. O governo está muito bem na avaliação, por exemplo, em relação ao ex prefeito valdeci (que esteve na pasta por 8 anos) e muito mais a frente de quem quer que seja. Bom sabermos que esta pesquisa parece estar em consoancia com o que está nas ruas. Todos percebem um novo momento que Santa Maria vive, já foi até muitas vezes discutido aqui, é uma nova percepção de uma nova cidade, e quanto a isso estou empolgado, mas também a pesquisa mostra o calcanhar de aquiles,o atendiamento na saúde e as ruas, como dito em outra ocasião aqui nesse sítio, no macro está muito bom, e isso se enquadra o novo momento da cidade, mas no micro precisa-se avançar mais. A pesquisa parece estar correta como que ouço e vejo por aí…

  7. A mim, parece natural que o atual prefeito esteja na dianteira em relação a qualquer outro possível candidato. Tem latifúndio na imprensa, está (corretamente) finalizando obras iniciadas no governo anterior. O povo não se interessa muito por quem foram os protagonistas deste ou daquele projeto, leva os louros aquele que está executando.
    E, se sabe que projetos grandes, que realmente farão a diferença numa cidade do porte de Santa Maria, levam anos para sua maturação.
    Mas, e ao chegar a hora do “pega pra capar”, com a oposição mostrando as obras que não andaram, mostrando o motivo de tal obra existir, aprofundando o debate sobre os problemas da cidade, o caos na saúde, nas ruas e tantos outros, esta dianteira se confirmará?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo