Destaque

CIDADE. Santa Maria poderá ganhar até cinco novos Conselhos. Saiba quais são as propostas em discussão

Desenvolver políticas públicas para determinados setores e promover o controle social são alguns dos objetivos dos novos conselhos 

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto/Arquivo), da Equipe do Site

Tramitam na Câmara de Vereadores de Santa Maria projetos para a criação de cinco novos Conselhos Municipais. Trata-se de órgãos colegiados de caráter permanente e, em geral, deliberativos, consultivos e propositivos, os quais conectam membros do governo municipal e sociedade civil. As novas iniciativas que estão em discussão são oriundas tantos dos parlamentes quanto do Executivo.

A vereadora Celita da Silva (PT), por exemplo, pretende criar o Conselho Municipal de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Santa Maria (CMDLGBT), via Projeto de Sugestão 27/2018. O órgão colegiado terá como objetivos promover políticas públicas, fomentar a igualdade, auxiliar o Poder Executivo emitindo pareceres, entre outros.

“Unificar os diversos grupos da sociedade civil, sem tirar a identidade de cada um deles, com o Poder Público Municipal e o meio acadêmico, na Luta pelos Direitos LGBTs, que se faz necessário, urgente e fundamental a criação, em Santa Maria, do Conselho Municipal de Direitos LGBT”, aponta Celita na justificativa da proposta.

O vereador Francisco Harrisson (PMDB) sugeriu a criação do Conselho Municipal da Juventude de Santa Maria (COMJUV), vinculado à Casa Civil. Sua finalidade será formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas para a juventude.

Em sua justificativa, o peemedebista ressalta que o órgão colegiado é a tradução de um método mais moderno e democrático de gestão. A iniciativa tramita como Projeto de Sugestão 19/2018.

Também como Projeto de Sugestão (17/2018), Cida Brizola (PP) almeja criar o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), vinculado à Casa Civil. Seu objetivo será fiscalizar e articular políticas de promoção em sua área de atuação.

“O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem por finalidade deliberar e fiscalizar políticas públicas, programas, projetos e ações voltadas à promoção da igualdade racial, e atuar no controle social de políticas públicas, assim como exercer a orientação normativa e consultiva sobre temáticas atinentes à igualdade racial no município de Santa Maria”, diz o Artigo 2º da iniciativa.

O Executivo enviou para o Parlamento dois Projetos de Lei – 8706/2018 e 8690/2018 – que visam criar, respectivamente, do Conselho Municipal dos Contribuintes e Conselho Municipal de Saneamento Básico.

O primeiro terá a incumbência de julgar os recursos contra atos ou decisões referentes à matéria fiscal, sendo integrante da Secretaria Municipal de Finanças. O segundo, ligado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, irá promover o controle social de ações relacionadas à Política Municipal de Saneamento Básico.

Santa Maria conta hoje com diversos Conselhos Municipais em atuação. Apenas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social possui como órgãos vinculados os conselhos de Assistência Social (CMAS), Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Idoso (Comid), Mulher, Segurança Alimentar (Consea), Direitos das Pessoas com Deficiência (Condepedesma), além do Conselho Tutelar Centro, Leste e Oeste.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Piada, deveriam criar o Conselho dos Conselhos para Inglês Ver. Tem até conselho de segurança alimentar, o que leva a pergunta: restaurante popular ainda está fechado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo