PolíticaRegiãoSanta Maria

CONSULTA POPULAR. Santa Maria e região atrás de recursos para 2019. População é chamada a participar

Por MAURÍCIO ARAÚJO (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Até quinta, Consulta está aberta à votação. Cédula contém seis demandas. Três mais votadas receberão recursos do próximo Orçamento

Desta terça-feira (26) até quinta-feira (28), os gaúchos têm um papel importantíssimo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, já que poderão, por meio da Consulta Popular 2018-2019, votar em qual área julgam mais importante o Governo do Estado investir parte de seu orçamento. Os residentes das cidades que fazem parte do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Central têm seis opções de voto, que passam pelo videomonitoramento, Agricultura Familiar e fortalecimento das redes de abastecimento. (confira abaixo).

Estão habilitados a votar os eleitores com domicílio eleitoral na região que corresponde ao seu Corede. É necessário levar, nas urnas presenciais (confira os locais abaixo), título de eleitor ou carteira de identidade; pela internet, basta acessar o site da Consulta Popular (www.vota.rs.gov.br); já por mensagem de texto no celular, envie mensagem para o número 27902, com o texto: RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10). Ressalta-se que todas as formas de votação são por meio eletrônico e secreto.

“É muito importante que os cidadãos votem e incentivem seus familiares e amigos a fazerem o mesmo. Quanto mais votos, mais as chances de Santa Maria ganhar ainda mais investimentos nestas áreas tão importantes para o pleno desenvolvimento do Município”, disse o vice-prefeito Sergio Cechin.

Os eleitores poderão votar em apenas um dos programas ou ações constantes da cédula de votação. Destaca-se a importância da mobilização dos cidadãos para votar, já que, para receber os recursos, Santa Maria deve ter no mínimo 3 mil votantes na Consulta Popular (que representam 1,5% dos cerca de 200 mil eleitores da cidade).

De acordo com o presidente do Corede Central, Caio Jordão, ficou definido na Assembleia Regional Ampliada que o primeiro projeto mais votado receberá 50% dos recursos; o segundo 30%; e o terceiro 20%. O valor destinado ao Corede Central é de: R$2.797.706,27.

Ainda conforme Jordão, Santa Maria e os representantes da região têm trabalhado para que as três propostas mais votadas sejam videomonitoramento, Agricultura Familiar e fortalecimento das redes de abastecimento.

“Nas assembleias ficaram definidas que estas são áreas de extrema relevância e prioridade para as cidades, então esperamos que as pessoas se sensibilizem, se mobilizem, e votem”, destacou Caio Jordão.

CONSULTA POPULAR

A Consulta Popular é instituída por lei e é um processo em que a população tem oportunidade de definir onde o Estado irá investir parte de seu orçamento. Neste ano, serão disponibilizados R$ 80 milhões para todo o processo da Consulta. Fazem parte do Corede Central: Formigueiro, Agudo, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande, Ivorá, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Silveira Martins, Tupanciretã, Julio de Castilhos, Itaara, São Martinha da Serra, Quevedos, Jari, Toropi, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar e Santa Maria.

Votação de Demandas Central – Projetos
1 – SSP – Videomonitoramento e cercamento eletrônico
2 – SDR – Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familia
3 – SDR – Fortalecimento dos Sistemas Locais e Regionais de Abastecimento
4 – SSP – Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança Aquisição de Caminhão Auto-Bomba para o Corpo de Bombeiros de São Pedro do Sul
5 – SEMA – Implementação de Planos, Programas e Projetos Ambientais
6 – SEDACTEL – Infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem receber

Locais de votação
– Online: nos dias 26, 27 e 28 de junho (www.vota.rs.gov.br)
– Presencialmente, nos dias 26 e 27 de junho (Prefeitura de Santa Maria, Câmara de Vereadores, Calçadão Salvador Isaia, entre outros)
– Via SMS, nos dias 26 e 27 de junho, para o número 27902, com a mensagem RSVOTO#Título do Eleitor#n° do programa

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo