CidadaniaPolíticaRegiãoSanta Maria

CONSULTA POPULAR. Votação online foi prorrogada e população vai ter mais um dia para se manifestar

Para, de fato, receber os investimentos, Santa Maria precisa ter 3% do total de votos em cada um dos três programas eleitos. E há tempo!

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Santa Maria está apta a receber os recursos da Consulta Popular 2018-2019, já que alcançou e superou o mínimo necessário de três mil votos no processo. Mas, para realmente ganhar o investimento, os santa-marienses precisam seguir votando. A boa notícia é que o Governo do Estado decidiu prorrogar a votação das propostas, pela internet, até as 23h59min da próxima sexta-feira (29). De acordo com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a medida atende ao pedido dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e foi assinada na manhã desta quinta (28). Em dois dias, a Consulta Popular 2018-2019 registrou 250 mil votos pela internet.

Conforme o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Central, Caio Jordão, os três projetos mais votados pela região serão os aprovados. A partir daí, Santa Maria precisa ter 3% do total de votos em cada um dos programas eleitos. Isso significa que, se o Município não atingir o mínimo percentual em cada projeto, não recebe o recurso daquele programa.

“Nos anos anteriores Santa Maria sempre conseguiu, então, acredito, que será possível atingir a porcentagem obrigatória. Mas ainda seguimos incentivando as pessoas a votarem”, ressaltou o presidente do Corede.

Até as 8h30min desta quinta-feira (28), pelo menos 3.516 santa-marienses haviam votado. Mas, até as 23h59min de sexta (29), é possível votar de forma on-line. Basta acessar o site da Consulta Popular (www.vota.rs.gov.br).

De acordo com a Assembleia Regional Ampliada realizada pelo Corede, o primeiro projeto mais votado receberá 50% dos recursos; o segundo 30%; e o terceiro 20%. O valor destinado ao Corede Central é de: R$ 2.797.706,27.

CONSULTA POPULAR

A Consulta Popular é instituída por lei e é um processo em que a população tem a oportunidade de definir onde o Estado irá investir parte de seu orçamento. Neste ano, serão disponibilizados R$ 80 milhões para todo o processo da consulta. Fazem parte do Corede Central: Formigueiro, Agudo, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande, Ivorá, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Silveira Martins, Tupanciretã, Julio de Castilhos, Itaara, São Martinha da Serra, Quevedos, Jari, Toropi, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar e Santa Maria.

Votação de Demandas Central – Projeto

1 – SSP – Videomonitoramento e cercamento eletrônico
2 – SDR – Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar
3 – SDR – Fortalecimento dos Sistemas Locais e Regionais de Abastecimento
4 – SSP – Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança Aquisição de Caminhão Auto-Bomba para o Corpo de Bombeiros de São Pedro do Sul
5 – SEMA – Implementação de Planos, Programas e Projetos Ambientais
6 – SEDACTEL – Infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem receber

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo