Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EconomiaPrefeituraRegião

ECONOMIA. Feirão Regional da Gare tem sua primeira edição, com 90 produtores daqui e mais 12 municípios

Feira ocorrerá todas as quartas-feiras, da 1 da tarde às 7 da noite, na Gare. Na estreia, 90 produtores de Santa Maria e da região

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Na tarde desta quarta-feira (13), a Gare da Viação Férrea ganhou um colorido especial. Frutas, verduras, pães, queijos, embutidos e dezenas de outros produtos estiveram expostos no local, na primeira edição do Feirão Regional da Gare. Promovido pela Prefeitura de Santa Maria com o apoio de instituições da cidade, a feira ocorrerá todas as quartas-feiras no local, sempre das 13h às 19h.

A feira oferece produtos in natura e de agroindústria, flores, artesanato rural e cervejas artesanais, de produtores de Santa Maria e da Região Central do Estado. Além da produção familiar e de agroindústrias, o evento abriu espaço também para entidades assistenciais do Município. Nesta quarta-feira, o Lar das Vovozinhas estava com um espaço no feirão e a ideia é que, a cada evento, uma instituição compareça. O evento contou ainda com a participação da Banda da 3ª Divisão de Exército.

Nesta primeira edição, o evento contou com a representação de 90 produtores, de Santa Maria e de outras 12 cidades. A abertura oficial do evento contou com a participação dos feirantes, do público em geral, além de autoridades locais e de municípios participantes. Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom destacou que a realização do Feirão é um sonho pensado ainda em 2012 e cuja preparação iniciou no ano passado, a partir da vontade de promover um evento que ajudasse a desenvolver, além de Santa Maria, os municípios vizinhos.

“Essa feira não é do Governo Pozzobom, é uma feira de toda a nossa região. É um evento que está sendo consolidado, que foi feito com planejamento e muito amor. Aqui, todos ganham. Os fornecedores, pois podem oferecer seus produtos. E os consumidores, que encontram produtos com muito mais qualidade e com menor preço. Essa feira é Santa Maria acolhendo toda a região”, enfatizou o prefeito Pozzobom.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O Feirão Regional da Gare, além de incentivar e fortalecer as agroindústrias familiares, também fortalece parcerias com instituições da cidade, promove o desenvolvimento regional e ajuda a valorizar a Gare da Viação Férrea como um importante espaço da cidade.

“Essa feira é construída com muitos parceiros. Aqui, nossos consumidores terão a oportunidade de selecionar produtos frescos, colhidos e produzidos quase no momento da feira. Esse é um espaço para o resgate da produção rural regional, um sonho nosso de muito tempo. Essa é uma tarde fria, mas que esquentou com a produção de cada feirante que compareceu”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural do Município, Rodrigo Menna Barreto.

“Esse é um dia inédito em Santa Maria. É uma oportunidade para que o homem e a mulher do campo continuem plantando e produzindo. É um espaço para agregar renda e para atingirmos nosso objetivo, que é a sucessão rural”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Célio Fontana.

OPORTUNIDADE DE VENDA DIRETA

Para os produtores que participam da feira, mesmo nas primeiras horas, o movimento já era considerado positivo. Maria Salete Brondani veio de São João do Polêsine para vender os produtos da Agroindústria Delícias da Terra e da Brondani Bananas. Segundo ela, a feira é uma oportunidade de trabalhar diretamente com o consumidor final, sem atravessadores.

“A maior parte das minhas vendas já é para a população de Santa Maria que, inclusive, frequenta a loja que temos. Vir até aqui para participarmos é como um reconhecimento para essa clientela que sempre nos prestigia. É uma forma de mostrar o que a gente produz, aproveitando o que temos em casa”, contou Maria Salete.

Também participaram do ato, entre outras autoridades, o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; a secretária de Cultura, Esporte e Lazer e a adjunta da pasta, Marta Zanella e Marcia Teston, respectivamente; a secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato; a secretária de Educação, Lúcia Madruga; os vereadores André Domingues, Adelar Vargas e João Chaves; o coordenador de Programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, Hermes Taschetto; a gerente regional da Emater/RS-Ascar; Regina Hernandes; o chefe da Emater Municipal, Guilherme Godói dos Santos; o pró-reitor substituto de Extensão da UFSM, Rudiney Soares Pereira; o professor do Colégio Politécnico, Gustavo Pinto da Silva; o prefeito de Ivorá, Ademar Valentim Binotto; o prefeito de Itaara, Cleo Vieira do Carmo; o vice-prefeito de Dilermando de Aguiar, Jorge Alberto Pereira Saidelles; entre outras autoridades.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo