CulturaDestaque

CULTURA. Passageiros da Alegria embarcam em ônibus de Santa Maria para apresentação de Natal

Intervenção artística dos palhaços da Cia Retalhos de Teatro é a última do ano

Por Leandra Cruber (Com foto de Eduardo Ramos) / Da Assessoria de Imprensa do Projeto

Os palhaços da Cia Retalhos de Teatro estão prontos para embarcar na última aventura do ano. Nesta quarta, o projeto Passageiros da Alegria realizará intervenções artísticas nos ônibus de Santa Maria. A proposta é animar o percurso de quem está no transporte público. 

Durante o ano, a iniciativa, que começou em fevereiro, encantou os passageiros. E para entrar no clima natalino, os palhaços Pirulício Passo das Tropas, Divo Minuano e convidados especiais promovem uma ação de Natal. 

O artista Helquer Paez, que integra o projeto desde 2001, ano que começou, diz que o encerramento é também a celebração do sucesso da iniciativa: 

– As intervenções no ônibus são as mais inesperadas. Uma vez, fizemos quase uma festa, as senhoras que estavam sentadas começaram a dançar e quase perderam o ponto de desembarque. E a edição natalina é ainda mais especial. 

Alegria aos lares de idosos

Em fevereiro, quando os artistas começaram o projeto, os primeiros locais visitados foram o Lar Vila Itagiba, Abrigo Espírita Oscar José Pithan e o Lar das Vovozinhas, entidades que acolhem idosos em situação de vulnerabilidade. 

As ações iniciais do ano deram o tom de como seria Passageiros da Alegria 2023: cheio de amor, arte e boas gargalhadas. 

Nas intervenções artísticas com idosos, Helquer explica que mesmo com muito ensaio, nada os prepara para as histórias que são contadas. A partir daí, com muita sensibilidade, surge a arte com improviso.

– Nossa ideia, como o nome diz, é levar alegria. E sabemos que vamos encontrar histórias tristes, pessoas vivendo momentos difíceis. Às vezes, nós mesmos não estamos em um dia bom. Então, é uma troca. Ao longo dos anos, a experiência também nos trouxe essa sensibilidade. É muito bom crescer junto do projeto – conta Helquer. 

Para aprender e gargalhar

Além das intervenções artísticas em ônibus, lares de idosos e hospitais, assim como apresentações de espetáculos, os Passageiros da Alegria também aproximaram os estudantes do teatro e da música. Durante o ano, a companhia realizou oficinas na APAE Santa Maria e na Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Cóser, voltada para pessoas com deficiência auditiva. A partir daí, cada aula foi adaptada. 

Para a professora Márcia Dallasta, o projeto ajuda alunos a desenvolver habilidades antes oportunizadas somente aos ouvintes. 

– Nossos alunos puderam ter a oportunidade de desenvolver habilidades que talvez não teriam chance em outro espaço na sociedade, já que a maioria dos espetáculos e oficinas são direcionados a crianças ouvintes.  E sabemos da importância que a cultura tem no desenvolvimento  de cada sujeito.

Ainda, para a companhia de teatro, as oficinas são uma forma de democratizar o acesso ao teatro e dar visibilidade ao trabalho dos artistas santa-marienses, como Juliet Castaldello e Rafael Jacinto, que participaram do projeto. 

O projeto é realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria e tem como incentivadores o CFC Viacentro, Unimed Santa Maria e Banco Do Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo