CongressoPolítica

POLÍTICA. Deputados tentam mas não conseguem barrar a ‘CPI das Delações’. Falta instalar a Comissão

Deputados não barram CPI, mas instalação depende de indicações de nomes pelos partidos e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (D)

Do portal especializado PODER360, com informações da Agência Câmara e foto de Reprodução

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados negou pedido assinado por 78 deputados para barrar a criação da chamada CPI das Delações ou CPI da Lava Jato. Continua valendo o requerimento para instalação da Comissão

O pedido para barrar o requerimento foi rejeitado por não ter atingido o número mínimo de 96 signatários.

O Regimento Interno da Câmara determina que para desistir de 1 requerimento, metade mais 1 dos signatários precisa assinar outro requerimento pedindo a retirada. O requerimento de criação da CPI tem 190 assinaturas.

O pedido rejeitado apontava insinuações na imprensa de que o objetivo da Comissão seria “enfraquecer, desestruturar ou mesmo acabar com as investigações no âmbito da Operação Lava Jato”.

Para os deputados contra a CPI, “não pode a Operação Lava Jato, iniciada no âmbito do Poder Judiciário, ser interrompida por qualquer ato do Legislativo”.

A instalação da CPI depende do presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e dos líderes dos partidos, que precisam indicar integrantes para a comissão.

Na última 3ª feira, o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), divulgou nota afirmando que a CPI não tem o objetivo de “matar” a Lava Jato. No mesmo dia, o MDB retirou seu apoio à criação da comissão. Sem a bancada emedebista, a CPI corre risco de não ter apoio suficiente para ser instalada.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. CPI para ‘matar a Lava a Jato’ em ano eleitoral é praticamente suicídio político. Pimenta é um sujeito engraçado. Políticos petistas têm vantagem neste aspecto, militância vota neles não importa o que aconteça, logo não correm risco nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo