Economia Solidária

ROMARIA DA TERRA. 33ª edição do evento acontece em Santa Maria. Tema: quilombos

POSTADO POR Maiquel Rosauro

Este sítio é apoiador da 33ª Romaria da Terra. O texto a seguir é da assessoria de imprensa do evento, e assinado pelo jornalista Tiago Machado. Acompanhe:

33ª Romaria da Terra acontece em Santa Maria no próximo dia 16
Depois de sediar o 1º Fórum Mundial da Economia Solidária no mês de janeiro, Santa Maria será o palco agora em fevereiro de mais um grande evento: a 33ª Romaria da Terra. A romaria ocorrerá no dia 16 de fevereiro, próxima terça-feira, no Parque da Medianeira e terá como tema: “Quilombos: Terra, Trabalho e Inclusão”. Representantes das 17 dioceses da Igreja Católica do Rio Grande do Sul, assim como membros das pastorais da juventude e das cerca de 500 famílias de quilombolas do Estado estarão presentes.

A atividade terá início às 6h 30min no Instituto São José. De lá, às 8h 45 min, os participantes do evento seguirão em caminhada até o Parque da Medianeira, local onde ocorrerão as diversas celebrações programadas. O encerramento da romaria está previsto para às 16h com a realização de uma bênção.“ É simbólico para Santa Maria sediar a Romaria da Terra no ano que a Diocese completa o seu centenário. A escolha do tema deste ano também foi muito importante porque os quilombolas sofrem muito ainda com a marginalização social e esta luta precisa ganhar divulgação e mobilização”, afirma a irmã Lourdes Dill, uma das coordenadoras do evento.

A promoção da Romaria da Terra é Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),- Região Sul 3, Comissão Pastoral da Terra, Diocese de Santa Maria, Projeto Esperança/Cooesperança e Prefeitura Municipal.

História – A Romaria da Terra foi realizada pela primeira vez no Rio Grande do Sul em 1978 e ocorre sempre nas terças-feiras de carnaval, quando é comemorado o aniversário da morte do índio Sepé Tiarajú, assassinado por invasores espanhóis e portugueses no dia 7 de fevereiro de 1756.

Mais informações pelo fones 55 3219 4599 e 55 3028 3842.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo