EconomiaPrefeituraSanta Maria

OLHINHOS PUXADOS. Leitor aponta muitas dúvidas sobre a “senhora Kong”, embaixadora de SM no Oriente

Em 6 de outubro, na foto de João Vilnei: a embaixadora é nomeada
Em 6 de outubro, na foto de João Vilnei: a embaixadora é nomeada

Confesso que também fiquei bastante intrigado. Embora não tenha manifestado oposição (e quem poderia fazer isso, afinal?) muitas dúvidas me assombravam e ainda assombram. Afinal, é a primeira vez que Santa Maria tem um “embaixador” em qualquer lugar, imagina nos cafundós do oriente. Ok, lá tem troco. E disso todos precisamos. Então, faz sentido. É bom ter alguém olhando por nós, mesmo que com os olhinhos puxados.

Mas, daí, veio o Márcio da Silva Dutra. Trocamos alguns e-mails. Não o conheço. Exceto por ser comentarista habitual do sítio. É economista, soube depois da terceira ou quarta conversa eletrônica. E ele trouxe as mesmas dúvidas que me haviam intrigado. Para começar: quem é, meeesmo, a dona Simmy Kong, a nossa embaixadora? Sabe-se que ajudou muito o prefeito Cezar Schirmer e seu xará Busatto, secretário de Desenvolvimento, no périplo oriental de junho. E pouco mais.

O Google e o Yahoo, instrumentos de busca utilizados por mim e pelo Márcio, não ajudam muito. Afinal, o que ela é? Empresária? Intermediária? De que Organizações? Investidora? Igualmente de quem? Executiva de alguma empresa? Consultora? E mais: trabalhará “de graça” por Santa Maria?

Atenção: não se está aqui fazendo juízo de valor. Continua-se com a mesma impressão inicial: intrigante, mas não por isso desimportante ou desnecessária, muito pelo contrário. Mas, que diabo, a Prefeitura não ajuda muito, na hora de informar aos cidadãos, principais interessados. Diferente disso: o que se vê publicado no sítio oficial só permite aumentar ainda mais a confusão do bestunto – tanto do repórter quanto do leitor que instigou a investigação, e quem sabe de muito mais gente.

Com a licença devidamente concedida pelo Márcio, vou publicar aqui (na nota que postarei logo em seguida, mais acima) duas de suas correspondências eletrônicas. Assim, você, leitor, com certeza entenderá por que ficamos tããão sestrosos. E esperando que a prefeitura possa, definitivamente, esclarecer à questão.

Ah, antes, informo que a coisa começou “a pegar” meeesmo, é pelo formalismo do prefeito, ao anunciar a “embaixadora”. Reproduzo as palavras textuais do Chefe do Executivo, em 6 de outubro:

“Em nome da Prefeitura de Santa Maria, eu declaro que a empresária chinesa SIMMY KONG tornou-se uma representante comercial da cidade para o período 2009 – 2012, com o fim específico e exclusivo de ajudar as autoridades locais a trazer novos investimentos para a Cidade, e, através destes indicadores, criar novos empregos e oportunidades.”

SEGUE NA NOTA SEGUINTE, MAIS ACIMA

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Influencia sim Bieri, a maior parte dos políticos não conseguem ver o interesse público primeiro colocam os partidos ou outros interessses em primeiro lugar, o próprio Valdeci Oliveira muitas vezes foi duramente criticado por ter trazido pessoas que não eram ligadas a nenhum partido ou que em dados moentos estiveram em posição contrária ao PT, mas que ao ver dele poderiam ajudar a cidade e de fato ajudaram, mas essa postura de um político é um caso raro.

  2. Caro Ildo, o professor em questão é meu ex-colega de curso de Economia e amigo; e vc está certíssimo;…ele de fato apoiou (ou apareceu na propaganda da campanha do Pimenta na última eleição); mas sinceramente;…será que isto influencia em alguma coisa? Afinal de contas, ele é qualificado para exercer o cargo.

  3. O professor que voce fala para ser articulador de projetos na China Bieri apoiou o Pimenta até onde eu sei, e como para o Schirmer tudo que vem ou chegou perto do PT é “inacabado e malfeito” não ia dar certo, até verbas do governo federal ele perde e eu imagino que é porque o Presidente é do PT que ele negligencia nos projetos do PAC e perde recursos.

  4. Eu quero saber da tal de MOTO ELÉTRICA e dos EMPREGOS que foram prometidos!
    Qual a ESA que vai ajudar nisso eu não sei pode ser do Japão ou até de Fortaleza, mas eu quero resposta para a moça da zona norte que dizia no programa eleitoral que estava feliz porque Farret ia cuidar da saúde e Schirmer do emprego.
    E os trevos de santa Maria que iam ser floridos? chegou a primavera ? e o turismo que ia ser aquecido?
    Bieri o prefeito Schirmer tem os olhos bem abertos mas só para o que ele quer ver, o Tubias deputado estadual e o Farret e o Possobom na lona.
    Ildo callegari

  5. Além disso, o professor Sunsay já está radicado em Santa Maria hà mais de 30 anos, fala fluentemente o chinês, o mandarin e o inglês. Prefeito Schirmer,…pelo Amor de Deus,…”ABRA OS OLHOS O SENHOR”!

  6. Sobre isso eu já tinha expressado anteriormente aqui a minha opinião: “Por que não convidam o empresário e professor universitário (é da UFSM, sua área é a Engenharia Elétrica, se não me engano) tailândes Sunsay Ansuj (acho que o Márcio o conhece) para ser o nosso “Embaixador” lá no Oriente”? Afinal de contas, o Sunsay é bem relacionado com o meio empresarial asiático e conhece a cultura local. Olha, tem coisas que eu sinceramente NÃO consigo ENTENDER e ACEITAR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo