Coluna

Simples Suriname – por Bianca Zasso

Quando a grana está curta e o tempo idem, não existe melhor forma de viajar e conhecer o mundo que o cinema. Isso porque um país, uma cultura, nos são apresentados por meio de um filme já com um olhar, uma relação que construímos com os personagens. Óbvio que nenhuma tela vai conseguir reproduzir o encanto do real, o deslumbre diante de uma paisagem ou o contato direto com um povo. Mas quem não tem avião particular ou passagem comprada, caça com uma boa produção.

Um Lugar no Seu Coração, dirigido por Marc Waltman, não é um filme que vai mudar sua vida. Passa longe disso, aliás. A história se assemelha a muitas tramas que proliferavam na TV aberta nas sessões vespertinas. O protagonista, Axel, nasceu e cresceu no Suriname mas perdeu o contato com a família depois de mudar-se para a Holanda. A convite da mãe, ele volta para sua terra natal e terá de enfrentar a relação complicada com seu meio-irmão Virgil e com o próprio Suriname, já que as décadas na Holanda fizeram com que ele enxergasse seu povo como “um bando de selvagens”.

Logo nas primeiras cenas, percebemos que o objetivo de Um Lugar no Seu Coração não é fazer crítica social ou reverter a imagem exótica que o Suriname apresenta ao mundo nas agências de turismo. Essa atmosfera é, inclusive, reforçada pela película. Axel, apesar de surinamês, tem aparência e comportamento de turista, funcionando como um fio condutor do público não habituado com os cenários e costumes do país.

Paralela ao reencontro da identidade do protagonista, temos pequenas tramas focadas em romance, como a filha de Axel que busca descobrir quem é o pai de seu filho e a tensão sexual entre a sua esposa e o cunhado. Nenhuma novidade dramática ou visual no front.

O que faz valer a pena a uma hora e meia de filme? Um Lugar no Seu Coração é uma diversão leve, embalada por uma trilha sonora com bandas e cantores populares no Suriname, a maioria apresentando um ritmo que flerta com o reggae e o soul, que é impossível resistir. A maioria das piadas visuais funciona e é sempre interessante ter diante de nossos olhos um cenário que não seja americano ou europeu.

É sabido que, lá no fim dos nossos dias, iremos lembrar de obras mais intensas, que fizeram a diferença e ajudaram a constituir o nosso olhar. Dos muitos filmes que assistiremos, completos ou aos pedaços, os que irão ficar talvez não abarquem os dedos de uma mão. Mas enquanto nossa vida corre, nada impede que se deseje um pouco de diversão barata e inofensiva, que desmanche a cara amarrada depois de um dia difícil ou permita que se divida um balde de pipoca com quem se gosta. Cinema também é diversão. O Suriname que o diga.

Um Lugar no Seu Coração (Tuintje in mijn hart)

Ano: 2017

Direção: Marc Waltman

Disponível em DVD pela FlashStar e nas plataformas digitais

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo