AssembleiaSanta MariaSaúde

TOXOPLASMOSE. Após a visita de técnicos, Valdeci amplia críticas à atuação federal no combate ao surto

Por TIAGO MACHADO (com foto de Marcelo Bertani/AL), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Na tribuna, Valdeci faz criticas ao ministro da Saúde, Gilberto Occhi

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nessa terça (26), em Porto Alegre, para fazer um relato das ações da Comissão de Representação Externa que apoia e acompanha o enfrentamento ao surto de toxoplasmose em Santa Maria.

Valdeci, que coordena o colegiado instalado no dia 13 de junho, descreveu as atividades realizadas na capital e no interior do Estado, na semana passada, e não poupou críticas à participação tímida do Ministério da Saúde no combate à doença, que já contabiliza quase 600 casos confirmados na cidade. “O Ministério da Saúde deveria estar permanentemente em Santa Maria junto com as autoridades locais e estaduais. Falta atenção, falta presença permanente e há desencontro de informações”, ressaltou.

Para Valdeci, a ida dos técnicos do ministério da Saúde a Santa Maria, nessa terça, para ANUNCIAR que a origem do surto está na água ou nas hortaliças foi decepcionante. “Não adianta ir até Santa Maria para anunciar mais um ´talvez´. É lamentável que, em pleno século 21, não se tenha as condições para realizar exames que tranquilizem a comunidade. O ministro da Saúde (Gilberto Occhi) continua escondido atrás da burocracia e da assessoria. Ele tem que ir a Santa Maria para conhecer a dura realidade vivida pela comunidade”, acrescentou.

CLIQUE_AQUI_PARA_SABER_SOBRE_A_VINDA_DOS_TÉCNICOS_A_SANTA_MARIA

O deputado considerou ainda que a pouca atenção demonstrada pelo governo federal com relação ao surto registrado em Santa Maria já é uma consequência da aprovação da Emenda Constitucional 95, em dezembro de 2016, que congelou recursos federais destinados à saúde e outras áreas por 20 anos.

Comissão – A Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa sobre a toxoplasmose é composta, além do deputado Valdeci, pelos deputados Adilson Troca (PSDB), Frederico Antunes (PP), Gerson Burmann (PDT) e Gabriel Souza (PMDB). O grupo já realizou reuniões com dirigentes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), em Porto Alegre, e, em Santa Maria, com o prefeito municipal, com representantes da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, com os médicos infectologistas locais, com os vereadores e com a direção do Hospital Universitário (HUSM). Os deputados têm 30 dias, ou seja, até 13 de julho, para apresentar o relatório dos trabalhos realizados e sugerir recomendações e iniciativas aos órgãos responsáveis.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo