Arquivo

Observatório. Confira a versão original da coluna publicada neste sábado, 7 de março

“VEM AÍ O FESTIVAL DA PIRATARIA ELEITORAL”

 

 

APOSTE – a eleição de 2010 tem tudo para ser, outra vez, uma verdadeira confraternização de piratas em busca dos votos do cosmopolita santa-mariense. Especialmente para a Câmara dos Deputados, mas também à Assembléia Legislativa.

 

 

 

“SOBRAM PERGUNTAS SEM RESPOSTA SOBRE A NOVA STA MARTA. HÁ GATO NA TUBA?”

 

 

Quer dizer, então, que uma portaria do Ministério das Cidades, cujo titular é Márcio Fortes, do PP, assinada em dezembro passado, mais exatamente no dia 18, desobriga as prefeituras de apresentar escrituras de posse de áreas, desde que elas sejam para obras do Plano de Aceleração do Crescimento? E que, por conta disso, basta uma declaração do prefeito Cezar Schirmer, dando conta que a Nova Santa Marta já está na posse do município, para que não parem os trabalhos que beneficiam cerca de 20 mil pessoas? E que, portanto, não há mais (ainda bem) qualquer risco (se é que um dia houve) de perda dos quase R$ 42 milhões do PAC para aquela área? Quer dizer que é assim mesmo?

 

Então, já que a situação é essa, cabem algumas outras perguntas: e ninguém sabia disto? Nem a governadora Yeda Crusius, que gostaria de fazer uma solenidade de entrega da escritura, quando pendências judiciais alegadas fossem resolvidas? Nem o ex-prefeito Valdeci Oliveira, no exercício do cargo durante pelo menos até 13 dias após a assinatura da portaria? Nem o atual vice José Farret, do mesmo partido do ministro e que, por sinal, teve também atuação ativa na campanha, exatamente para garantir que o PAC continuaria de pé, com Farret e Schirmer? Nem o prefeito atual e sua assessoria, especialmente, o encarregado das obras do PAC, Nabor Ribeiro, no cargo há dois meses? E, no caso do coordenador, desde a transição?

 

Cá entre nós, são muitas perguntas sem resposta. Ou, pelo menos, nenhuma aceitável, do ponto de vista deste colunista. Menos mal que em algum momento, e foi na quarta-feira, tudo ficou esclarecido. Do contrário, e esta é a última pergunta, até quando se esperaria pela tal escritura?

 

Que diabo; por que essa história parece tão estranha a Observatório? Terá gato na tuba?

 

 

 

“DOMÍNIO GOVERNISTA NAS COMISSÕES DA CÂMARA. E AO MENOS DUAS CURIOSIDADES”

 

 

Como se esperava, as bancadas governistas garantiram a presidência de dois terços das comissões permanentes da Câmara. Á oposição coube só as comissões de Integração e Assuntos Internacionais (Jorge Ricardo, do PRB) e a de Direitos Humanos (Helen Cabral, do PT).

 

Com os governistas ficaram as demais, com uma curiosidade: Sérgio Cechin, do PP, presidirá duas (Orçamento e Finanças e Desenvolvimento Econômico e Serviços Públicos), sobrando a de Sossego e Segurança Pública para Paulo Denardin, e a de Educação, Saúde e Meio Ambiente para Manoel Badke, do DEM.

 

Uma última curiosidade: o PMDB, maior bancada, junto com o PT, não presidirá qualquer comissão. Deve ter sido por opção. 

 

 

 

“QUEM COPIOU QUEM, NO LEGISLATIVO?”

 

 

Em 25 de fevereiro, separados por apenas oito minutos, segundo apurou Observatório, o vereador Cláudio Rosa, PMDB, protocolou o projeto de lei número 7155/2009 e o edil do PP, Marion Mortari, o de número 7156/2009. Detalhe: exceção feita à expressão “espaço aéreo”, as propostas são rigorosamente iguais. Tanto que, por um acordo na sessão da última terça, sugerido por Rosa, os projetos (agora tornados num só) terão a assinatura de todos os vereadores.

 

Ele trata, objetivamente, da possibilidade de cobrança pelo uso de cabos, postes etc que se utilizem do solo, do subsolo e do tal espaço aéreo. Atinge diretamente a operadora de TV a cabo e a concessionária de energia elétrica. Isso, porém, não é o foco desta nota. Mas uma outra questão: afinal, quem copiou quem? Ou, quem sabe, os dois combinaram apresentar exatamente o mesmo projeto. Nunca se sabe, não?

 

 

 

“PDT E PTB SEPARADOS, MEEESMO. AH, E POR AQUI, O PRIMEIRO SE FINOU”

 

 

A seção “Não custa lembrar”

 

Em 7 de outubro de 2000:

 

“Já foi um partido. E se chamava PDT – Nem o mais otimista dos pedetistas remanescentes teria condições, hoje, de dizer o que vai acontecer com a sigla. Nem mesmo se ela vai sobreviver. Isso vale para o Brasil, para o Estado ou para Santa Maria. Lá no fundo, Brizola é o líder único – ou ao menos pensava que era, até surgir o Garotinho. Ali adiante, Collares tenta firmar-se, mesmo estando longe de ser uma unanimidade. Mais que isso, a absorção do PDT pelo PTB, com as divergências prováveis, é uma inevitabilidade. Agora ou daqui a pouco. Mas, e em Santa Maria?…”

 

Hoje:

 

Passados exatos seis anos e cinco meses da publicação da nota cujo trecho inicial você lê ao lado, algumas constatações. Uma é que o PDT e o PTB, enfim, não se uniram, mesmo após a morte de Brizola e a saída de Garotinho, rumo ao PBDB. Não se descarte a nova sigla, no futuro, porém. Mas essa união, se acontecer, será de cima para baixo – pois o PDT, sim, morreu em Santa Maria. Morto por seus dirigentes, acrescente-se. Ah, antes que alguém venha com quatro pedras na mão, é possível que ressuscite. É possível. Mas quem, além de meia dúzia de pedetistas, acredita nisso?

 

 

 

“TALVEZ NICOLAS XAVIER DEVESSE DAR UMA CONVERSADA COM O CELSO GIACOMINI”

 

 

A seção Luneta

 

Paulo Pimenta marcou um gol daqueles que podem significar um campeonato. No caso, o dele, em 2010. Até mesmo seus adversários reconhecem isso.

 

O seminário promovido pelo gabinete do deputado contou com uma adesão bastante acima das expectativas iniciais. Pelo número de ministérios (e Tarso Genro), mas, especialmente, pela quantidade de prefeituras representadas.

 

Mérito principal, segundo a coluna ouviu quinta-feira, no Hotel Itaimbé, foi tornar possível, e barata (porque aqui mesmo), a aproximação entre as prefeituras e o governo.

 

Diretório estadual do PMDB se reúne neste sábado. Ainda não será agora a decisão sobre a realização de convenções municipais. Mas nunca se sabe.

 

Agora, no final do ano ou março de 2009. Esta, a data, é a única dúvida em relação à saída do peemedebismo do Governo – na virtualidade da candidatura própria ao Piratini.

 

Nomeação do padre Edson Damian para bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM) teve repercussão em Santa Maria. Afora muitos amigos na cidade onde foi ordenado sacerdote, é irmão de João Damian, liderança do PSOL.

 

Afonso Mota, executivo do maior grupo de mídia do Estado, começou a fazer comentários semanais em várias emissoras de rádio, inclusive em Santa Maria.

 

No trololó desta semana, enfatizou a necessidade de a população prestar atenção a novos políticos, com “perfil técnico e menos rançosos”.

 

Tem gente que jura que Mota (que por sinal não faz comentários nas emissoras da empresa em que atua) está em campanha para deputado federal, pelo PDT. Deve ser maldade!

 

Nicolas Xavier também quer ser candidato à Assembléia, pelo PMDB. Em Santa Maria, porém, só há espaço para um. E não é ele.

 

Talvez Xavier devesse bater um papo com Luiz Celso Giacomini. Que lhe explicará como, em meio a uma convenção, uma candidatura se transforma em pó.

 

Atenção, atenção: o Parque Itaimbé é um parque. Sim, um parque. E aqueles que por ali residem ou o freqüentam não receberão bem idéias exóticas que estão pairando no ar.

 

Você também pode encontrar este colunista diariamente às 7h30, e ao meio dia, na rádio Antena 1; e a qualquer momento no site www.claudemirpereira.com.br.

 

 

 

“A INCRÍVEL INFLAÇÃO DE CANDIDATOS NO PT”

 

 

Valdeci, o que tem mais

chances. Os demais são

uma incógnita. Em tese

 

O PMDB terá só um candidato à Assembléia, o vereador e secretário Tubias Calil. O PP apresentará o nome do vice-prefeito e secretário, José Farret. É possível que um ou outro partido menor também tenha um ou outro representante, neste momento ainda submerso. Mas nada, rigorosamente nada, se compara ao PT.

 

Por conta de suas divisões internas, não é impossível que o principal partido de oposição, hoje, apresente até quatro candidatos a deputado estadual. Dois já estão certos, o ex-prefeito Valdeci Oliveira e o ex-vereador Vilmar Galvão. Valdeci, com certeza, fará dobradinha aqui com Adão Villaverde e, talvez, Paulo Pimenta. E Galvão está fechado com o atual vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Mas também poderá dar apoio a Ivar Pavan e Fabiano Pereira.

 

Só? Na-na-ni-na-não! A vereadora Helen Cabral, que ninguém descarte, poderá concorrer também à AL, representando a corrente PT Amplo, compondo a dobradinha com Paulo Pimenta, líder dessa tendência interna. E o quarto nome seria Luiz Carlos Fort. Mesmo com menor estrutura, pode ser, quem sabe, o parceiro principal na cidade de Fabiano Pereira, que pretende saltar da Assembléia para a Câmara dos Deputados.

 

Como isso vai funcionar e quem tem chances maiores de se eleger ninguém pode afirmar. Exceto que, de todos, o que tem maior apoio externo a Santa Maria (de onde deve partir com boa votação) é Valdeci Oliveira. Os demais são uma incógnita. Menos para eles, claro, que imaginam ter todas as chances.

 

Em tempo: para deputado federal, pelo PT de Santa Maria, são apenas dois: Pimenta e Fabiano. Por enquanto.

 

 

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo