AGENDA 20/20. Movimento gaúcho, surgido a partir dos empresários, realiza encontro regional na cidade

AGENDA 20/20. Movimento gaúcho, surgido a partir dos empresários, realiza encontro regional na cidade - prefeitura-agenda-2020

Encontro da Agenda 20/20 em Santa Maria apresenta indicadores e debate perspectivas para a Região. Jorge Pozzobom esteve presente

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Representantes de diferentes instituições de Santa Maria e da Região Central estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (11), no Santa Maria Tecnoparque durante encontro do Movimento Agenda 20/20. O evento “Desafios Regionais: Santa Maria” apresentou indicadores e discutiu perspectivas de crescimento e de desenvolvimento da Região Central e do Estado. No encontro, foram apresentados, entre outras questões, os propósitos da Agenda 20/20, o panorama socioeconômico da região e do Rio Grande do Sul – por meio da Sinaleira 20/20 – além de tendências globais e os reflexos para o país.

O prefeito Jorge Pozzobom destacou os desafios enfrentados pelo Município em função da restrição econômica, e fez o comparativo orçamentário e populacional de Santa Maria com outras cidades do Estado. O chefe do Executivo destacou a necessidade de que se incentive parcerias público-privadas para que possam ser realizados investimentos nas cidades.

“É muito importante trazer essas discussões para o Interior, para que se conheça a nossa realidade. A dificuldade orçamentária que vivemos hoje precisa ser um tema prioritário nas discussões da Agenda, pois todos os municípios enfrentam essa situação. Precisamos trazer essas pautas para cá, para buscarmos soluções”, destacou o prefeito Pozzobom.

Entre os indicadores apresentados no encontro, estiveram dados referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Maria, da Região e do Estado; ao Índice de Gestão Fiscal; ao Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese); ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); à Segurança; à Saúde e ao Saneamento, entre outros.

“Iniciamos a Agenda em 2006 e, desde lá, alguns governos implementaram nossas propostas. Precisamos da participação da sociedade organizada para conseguirmos pensar o que de melhor queremos para o Estado”, destacou o diretor executivo da Agenda 20/20 Valdir Bianchessi.

No encontro, os participantes foram divididos em grupos, onde apresentaram propostas em 10 áreas: Segurança, Cidadania, Meio Ambiente, Desenvolvimento de Mercado, Saúde, Gestão Pública, Educação, Agronegócio, Infraestrutura e Inovação. As propostas serão entregues aos candidatos ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa.

O evento foi promovido pela Agenda 20/20 em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm). Também participou do encontro a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *