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CIDADE. Limpeza de reservatório poderá afetar o abastecimento de 40 mil clientes da Corsan em SM

Do site da Rádio Medianeira, com texto de FABRÍCIO MINUSSI e foto de Reprodução

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) já finalizou a limpeza de 28 dos 29 reservatórios de água que abastecem Santa Maria. A última unidade a passar por esse procedimento é o reservatório que abastece as regiões Leste e Centro da cidade. A limpeza, informou o superintendente Regional da Corsan, José Epstein, deverá ocorrer a partir da noite de sábado (21) até o meio-dia de domingo (22).

Segundo Epstein, em razão dos serviços que precisam ser executados para a limpeza da unidade, podem ocorrer problemas de pressão nas torneiras e eventual desabastecimento em economias nos bairros Camobi e parte do Centro da cidade. Esse reservatório responde pelo abastecimento de aproximadamente 40 mil residências em Santa Maria.

Junto com a limpeza dos reservatórios, a Corsan também realiza a coleta de lodo e água nas unidades. Os materiais são enviados para análise em laboratório especializado na Universidade de Londrina (PR), dentro do processo de investigação da origem do surto de toxoplasmose na cidade. Até o momento já foram conformados, em laboratório, 621 casos da doença no município.

CONTRATO

A Prefeitura de Santa Maria e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) formalizaram, na manhã desta segunda-feira (16), o contrato para prestação dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto do Município. O contrato poderá ter a duração total de 35 anos, com dois períodos de transição para que a estatal cumpra com as obrigações inadimplidas do contrato anterior. Durante a assinatura do documento, o prefeito Jorge Pozzobom e os diretores da estatal destacaram a importância da renovação do contrato, enfatizando os compromissos contratuais firmados.

Para garantir que haja integral cumprimento do acordo firmado, o Município determinou a criação de uma superintendência específica no Executivo, que é a responsável pela fiscalização do contrato e dos serviços prestados pela Corsan. A Superintendência de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto entrou em operação nesta segunda-feira e está vinculada à Procuradoria Geral do Município.

DEMANDAS

O trabalho de fiscalização da equipe se dará, inicialmente, a partir dos cronogramas de trabalho da Corsan. Os contribuintes que quiserem colaborar com o trabalho do setor poderão enviar demandas e reclamações diretamente para a Ouvidoria do Município (pelo telefone 156, diretamente no 4º Andar do Centro Administrativo – Rua Venâncio Aires, 2.277).

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