CidadaniaPrefeituraSaúde

CIDADE. ‘Saúde na Comunidade’ e ‘Arraiá Solidário’ mobilizam centenas em Camobi e na Nova Sta Marta

Orientações de escovação para as crianças, uma das ações do evento “Saúde na Comunidade”, no Centro Comunitário Nª Sª do Calvário

Por MARIANA FONTANA, com fotos de JOÃO ALVES (“Arraiá Solidário”) e JOÃO VILNEI (“Saúde na Comunidade”), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

O clima frio e úmido de Santa Maria neste sábado (28) não foi um empecilho para as atividades sociais e de Saúde que estavam programadas para ocorrer nas regiões Oeste e Leste do Município. Com muita animação, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Região Oeste e da Secretaria de Saúde promoveram, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), o “Arraiá Solidário”. Já em Camobi, a turma de profissionais que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF) Wilson Paulo Noal saiu cedo da cama para receber os usuários durante o evento “Saúde na Comunidade”.

A festa no Bairro Nova Santa Marta entrou no clima julino e com bandeirinhas, música típica e pipoca levou a comunidade a ocupar as salas, o pátio e a quadra do CEU. No local, foram oferecidos diferentes serviços sociais, como atualização do Cadastro Único e confecção de currículo e cadastro no Programa Jovem Aprendiz (ambos com a equipe do Senac), além do encaminhamento de 60 pessoas para confecção de Carteira de Identidade e informações sobre os kits de TV Digital.

O evento ainda contou com ações de saúde – como vacinação, coleta de preventivo e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C – e com apresentações artísticas dos grupos que realizam oficinas no CRAS, como dos idosos, da capoeira e do ballet. Ainda, um varal solidário foi montado na Sala Multiuso 1 do CEU. Divididas em mesas, as peças de roupas foram organizadas e puderam ser escolhidas pela comunidade. O vigilante Gerson da Silva Cardoso, 62 anos, e a esposa, a professora Aline Josemari Soares Almeida, 39 anos, foram um dos que aproveitaram a oportunidade e levaram para casa calças e blusas infantis para a filha Rafaela, de dois anos.

“Já conhecemos o serviço que o CRAS oferece e recebemos o convite para participar do evento de hoje e resolvemos vir. Com esse frio, as crianças sempre precisam de roupa, então viemos aqui e contamos com a solidariedade de quem doou essas peças”, comentou Cardoso.

Grupo de idosos do CRAS fez uma apresentação artística durante o “Arraía Solidário”, atividade acontecida na zona oeste da cidade

ESPAÇO PARA MOSTRAR OS SERVIÇOS

Conforme a assistente social, Angela Maria Oliari, que coordena o CRAS Oeste, o evento foi pensando com o objetivo de levar a comunidade para dentro da instituição, para conhecer os serviços e a equipe que atua na região.

“Nosso objetivo é desenvolver o pertencimento junto com esta comunidade. Queremos estar próximos a eles, apresentar nossos serviços, conhecer as demandas deles e trabalhar em conjunto para que possamos dar qualidade de vida a essa população”, destacou Angela.

EM CAMOBI, ESF REALIZOU O EVENTO “SAÚDE NA COMUNIDADE”

O sábado também foi de atividades no Bairro Camobi, na Região Leste do Município. As ações foram promovidas pelas profissionais da ESF Wilson Paulo Noal no Centro Comunitário Nossa Senhora do Calvário. Cerca de 40 pessoas compareceram ao local, onde foi oferecido orientações de escovação para as crianças, verificação de pressão arterial e informações sobre vacinação. Na oportunidade, a equipe da ESF fez um levantamento sobre a comunidade da região, a fim de conhecer as demandas da população.

“Esse evento foi pensado para conhecer a população dessa área específica do Beco do Beijo. Nosso objetivo é conhecer as demandas dos nossos grupos prioritários (como gestantes, menores de dois anos, idosos, hipertensos) e, a partir desse levantamento, definirmos aquilo que iremos priorizar nas ações da nossa Unidade de Saúde. Como ESF, nosso propósito é conhecer o território para pensar ações mais efetivas e que atendam a Saúde como um todo”, explicou a Conforme a enfermeira responsável pela Unidade de Saúde, Patrícia Bueno.

Além das ações de Saúde, o evento contou também com pintura facial e como apresentação artística e uma oficina de percussão realizada pelo Grupo Atoque. Na oportunidade, o público que estava no evento pode tocar diferentes ritmos junto aos alunos do Atoque.

O eletricista Valídio Pereira da Silva, 54 anos, compareceu ao evento com as filhas Isabelly, nove anos, e Laurem, quatro. As meninas aproveitaram a atividade para receber orientações sobre higiene bucal, e ainda ganharam uma escova de dente novas. Já o pai verificou a pressão e recebeu outras orientações de cuidado com a Saúde.

“Eu sempre vou no posto e também levo as crianças. Mas é importante fazer essas atividades diferentes como essa, para nos ajudar a cuidar da Saúde”, destacou Silva.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E AINDA VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo