EducaçãoPrefeituraTrânsito

EDUCAÇÃO. Prefeitura promove operação “Volta às Aulas”, com orientações sobre trânsito seguro e mais

Blitz em frente ao Colégio Santa Maria orientou motoristas sobre trânsito seguro e uso indevido de vagas especiais de estacionamento

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Com o retorno das atividades escolares na rede pública e particular, a Prefeitura de Santa Maria realizou duas ações educativas de trânsito nesta segunda-feira (30). No final da manhã e no início da tarde, a Operação Volta às Aulas ocorreu em frente ao Colégio Marista Santa Maria, na Rua Floriano Peixoto, no Centro.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, além de recepcionar a comunidade escolar, a intenção foi orientar os motoristas particulares e de vans sobre as vagas especiais destinadas a pessoas com deficiência e ao próprio transporte escolar.

“Nossa ação tem caráter educativo, pois trabalha pela conscientização dos condutores para um trânsito mais seguro e ordenado. Nossos agentes orientam pais e filhos e chamam atenção para as vagas prioritárias, demarcadas pela sinalização, mas nem sempre respeitadas por alguns motoristas”, afirmou o titular da pasta.

As ações da Operação Volta às Aulas serão realizadas durante toda a semana, em diferentes instituições de ensino.

TRANSPORTE ESCOLAR AUTORIZADO DEVE SER PRIORIDADE PARA OS PAIS

Para auxiliar pais e responsáveis na contratação de serviços de vans e similares, a Prefeitura disponibiliza mensalmente, no site institucional, a relação atualizada de transportes escolares em situação regular no Município. Atualmente, a cidade possui uma frota de 488 veículos que realizam este tipo de serviço, no entanto, apenas 299 destes estão ativos.

A Prefeitura também é responsável pela fiscalização deste tipo de atividade, por meio dos agentes de trânsito e dos fiscais de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana. A fiscalização também pode ser realizada por policiais rodoviários (federais e estaduais), além da Brigada Militar.

DICAS PARA CONTRATAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE ESCOLAR
A principal recomendação aos pais e responsáveis é que sejam contratados somente transportes escolares legalizados no Detran e na Prefeitura Municipal, pois estes veículos são vistoriados com regularidade. Também é fundamental que seja solicitada a apresentação dos seguintes documentos:

– Carteira de Licença Individual (CLI) e Selo de Vistoria do Veículo, ambos emitidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana;

– Autorização para Trânsito de Veículo de Transporte Escolar, emitida pelo Detran;

– Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D, emitidos pelo Detran.

Caso o profissional não atenda aos requisitos listados acima, a orientação da Prefeitura é pela não contratação do serviço. Denúncias de irregularidades podem ser registradas pelo telefone (55) 3921-7271.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo