CampanhaEleições 2018EstadoPolítica

ELEIÇÕES 2018. Últimas alianças se fecham. Partidos que podem adiam ao máximo convenções definidoras

Um grupo significativo de partidos deixa para os últimos dias a realização de suas convenções, como você pode conferir na imagem ao lado, extraída de parte de uma ilustração do G1, o portal de notícias das Organizações Globo.

Entre os que deixam para o último dia estão três siglas consideradas protagonistas no processo eleitoral. Dão tempo, assim, para ajustes da hora final, especialmente no que toca à formação das coligações proporcionais (no caso do PMDB e do PSDB) e até na majoritária – situação do PT – aqui em conjunto com o PC do B (que deixou a decisão para a véspera do último dia possível).

Para o Governo do Estado, de todo modo, já estão definidas três dobradinhas, entre as que se colocam como efetivamente competitivas. Jairo Jorge, do PDT, terá como vice o empresário Cláudio Bier, do PV (ex-PP). Os dois partidos já fizeram suas convenções. Luiz Carlos Heinze, do PP, que será oficializado sábado, terá o vereador de Gravataí, Evandro Soares, do DEM, como vice.

Também está confirmada, esta há já um bocado de tempo, a dobradinha que terá o tucano Eduardo Leite como cabeça de chapa para o Palácio Piratini, e que será ungido sábado em convenção, e o petebista Ranolfo Vieira Jr como vice, e que será oficializado também no domingo.

José Fogaça (foto Reprodução), nome que o MDB escolheu para ocupar a vaga da qual desistiu o ex-governador Germano Rigotto

O que não está definido, e ainda depende de ajustes, é o quadro proporcional. Afinal, os partidos, em sua maioria, ainda montam as alianças que, no seu entender, facilitarão a eleição de uns e outros, para deputado estadual e federal. Enquanto isso, para o Senado, pelo menos os nomes mais competitivos já são conhecidos.

Além dos concorrentes à reeleição, Ana Amélia Lemos (PP) e Paulo Paim (PT), outros dois se colocam como candidatos fortes. Um, Beto Albuquerque, do PSB – que apoia a reeleição de José Ivo Sartori para o governo do Estado (com José Paulo Cairoli, do PSD, de novo como vice) e que vai confirmar oficialmente sua candidatura na convenção dominical. Outro foi confirmado nesta segunda-feira: o suplente de deputado federal e ex-senador José Fogaça busca mandato em Brasília, pelo MDB de Sartori, e em dobradinha com Albuquerque. Ele entra na vaga de candidato deixada livre por Germano Rigotto, que desistiu da disputa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo