Economia

ECONOMIA. Só a China cresceu mais que os incríveis 9% registrados pelo Brasil, no primeiro trimestre

Nunca, nos últimos 15 anos, o Produto Interno Bruto brasileiro teve desempenho tão impressionante: foram 9%, no primeiro trimestre, comparado a idêntico período do ano anterior. Mais que isso: nesse período, só um país do planeta obteve resultado melhor. Ele mesmo, a China. Nenhum outro.

É verdade, e o próprio governo admite, que deverá haver uma desaceleração nos meses posteriores, até o final do ano, inclusive por conta do fim das desonerações fiscais ainda em vigor para determinados bens ou produtos, ou mesmo, pelo corte de despesas públicas anunciados na semana passada.

Ainda assim, é praticamente consensual, que o aumento do PIB, em 2010, ultrapasse os 6%, podendo chegar a 6,5% – looonge, o maior dos últimos anos. Em todo caso, de real, por enquanto, só os dados divulgados nesta terça-feira, pelo IBGE, e que constam da nota que você lê abaixo, assinada pela repórter Cristiane Ribeiro, da Agência Brasil. Confira:

PIB cresce 9% no primeiro trimestre, o maior resultado da série histórica

A economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre deste ano em comparação a igual período de 2009, a maior alta da série histórica nesse tipo de comparação.

A indústria cresceu 14,6%, seguida pelo setor de serviços, com 5,9% e a agropecuária, 5,1%. A formação bruta de capital (investimentos em máquinas e equipamentos) aumentou 26%, a construção civil aumentou 14,9% e importações de bens e serviços, 39.5%

Na comparação com o quarto trimestre de 2009, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de bens e serviços produzidos no país – até março foi de 2,7%, o mais alto para o período desde 2004. A industria foi o setor que apresentou o maior avanço, com alta de 4.2%. O setor agropecuário teve expansão de 2,7% e o de serviços, de 1,9%.

Os dados divulgados hoje (terça, 8)  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são das Contas Nacionais Trimestrais.”

LEIA TAMBÉM A REPORTAGEM “Expansão de 9% do PIB só perdepara a China”, de Jacqueline Farid e Alessandra Saraiva, na versão online d’O Estado de São Paulo.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Mas na china teve o efeito da senhora King ser nomeada embaixadora de Santa Maria pelo Shirmer, com isso a indústrias de motocicletas elétricas que viriam embora da China para cá não vieram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo