PolíticaSanta Maria

LÁ DO FUNDO. TCE nao é o Judiciário, nominata sem atualização, os dois grupos em disputa no (P)MDB/SM

– Muito longe de terminar o forrobodó envolvendo as obras da nova sede da Câmara. Mesmo a decisão do TCE, que culpabilizou dois ex-presidentes (Sandra Rebelato e Manoel Badke), é definitiva.

– Nunca é demais lembrar que o Tribunal de Contas do Estado é orgão “auxiliar” e, embora no nome, não é o Poder Judiciário.

– Pois será exatamente o Judiciário que sera invocado pelas partes, vencedoras e/ou ganhadoras, se insatisfeitas com o resultado. Então, leitor, vai loooonge. E não é hora de dizer que A ou B é culpado. Ainda não.

Na nominata, em ordem alfabética, ainda consta, por exemplo, André Domingues como o secretário de Meio Ambiente. Hoje ele é vereador

– No site da Prefeitura, se você buscar a nominata do Primeiro Escalão, ainda encontrará, na relação (AQUI) os nomes dos antigos titulares das pastas de Desenvolvimento Social e Mobilidade Urbana.

– No caso, João Chaves (que voltou à Câmara) e Sandra Rebelato, que foi para a de Meio Ambiente. Esta, aliás, ainda tem como titular visível o agora vereador André Domingues.

– Menos mal que nos sites das respectivas secretarias, ufa, já constam os nomes dos novos titulares. No caso Lorena Santos (Desenvolvimento Social), João Ricardo Vargas (Mobilidade Urbana) e Sandra Rebelato (Meio Ambiente).

– É cada vez mais clara a divisão no agora MDB santa-mariense. De um lado, os schirmistas; de outro os governistas (dizer que são “pozzobinistas” seria um exagero, mas não um equívoco).

– Há claro desconforto, sobretudo entre os que fizeram parte do governo de Cezar Schirmer e hoje estão alijados e inconformados com o apoio indondicional dado à dupla Pozzobom/Cechin.

– Existe quem considere uma “rendição” o que está acontecendo, inclusive por conta de críticas nunca retiradas em relação ao governo anterior.

– Na Câmara, segundo os schirmistas, há uma única exceção: Adelar Vargas, ele próprio um ex-secretário municipal na administração do atual secretário estadual de Segurança.

– Segundo foi possível ao escriba colher, há uma certa condescendência em relação a João Kaus – afinal, como disse um, “ele aderiu para ser vereador”. Poois é.

No encontro, entre outros, quatro ex-secretários das gestões Schirmer: Tubias Calil, Antonio Carlos Lemos, Ione Lemos e Silvana Guerino

– Ah, antes que alguém considere o editor um delirante, observe bem a foto acima, postada por Tubias Calil em seu perfil no Facebook, na última terça-feira.

– Todos os fotografados fizeram parte da administração Schirmer, inclusive quatro no pra lá de primeiríssimo escalão. E não deixa de ser interessante, muito pelo contrário, o comentário publicado pela ex-secretária municipal de Educação,Silvana Guerino.

– Escreveu: “um encontro produtivo, com boas perspectivas de um tempo melhor para refletir e realinhar os espaços da política. Grupo com identidade e que se fortalece no coletivo”. Mmmmm…

– Ah, pra fechar: há um claro descontentamento pontual dos integrantes do “grupo”, como a própria ex-secretária denominou os que estão na foto, com o vereador Francisco Harrisson. Só não está muito claro as razões. Por quê?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo