PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Horário normal; emendas da LDO; Piratini, notícias e eleições; os votos da Consulta

COM CORREÇÃO À 00:17

* Para começar, uma informação bastante relevante: não haverá expediente invertido nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores e na Prefeitura Municipal, como se anunciava, na semana passada.

* Vai que alguém não saiba, mas a razão para isso é que, sim, a seleção brasileira foi eliminada da Copa da Rússia. Os jogadores e a comissão técnica, inclusive, já foram dispensados e estão em férias.

* Em tempo: o editor acaba (00:15) de ser informado que, pelo menos no que toca à Câmara de Vereadores, não haverá mudança e a sessão fica mesmo para a parte da manhã.

* A confiança era tanta na seleção, que ninguém deixou no opcional. Logo, tem folga à tarde, no parlamento. E, de manhã, além da sessão ordinária, às 9, haverá reunião das comissões temáticas, às 8.

Reunião da Comissão de Orçamento, na última semana, em que se definiram as 30 emendas acatadas (foto Camila Nascimento/AICV)

* Bueno, na Câmara, com duas sessões ordinárias antes do recesso de inverno, é possível (provável? certo?) que se vote a Lei de Diretrizes Orçamentárias. O, digamos, pré-orçamento de 2019.

* A propósito, ao projeto original, do Executivo, foram feitas 37 emendas, das quais a Comissão de Orçamentodo do parlamento acatou 30 – 22 aditivas e oito modificativas.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR TODAS AS EMENDAS À LDO

* De todo modo, essa foi a decisão técnica. Quanto à política, até quinta, dia 12, os edis da Comissão APROVAM o relatório a ser enviado ao plenário.

* Publicada no Diário Oficial, Portaria do Governo do Estado, via secretaria de Comunicação, regula a área no período pré-eleitoral. E algumas decisões são, digamos, bastante fortes, deduz-se de material DISPONÍVEL no site do Palácio Piratini.

* Conforme a decisão, as áreas de notícias das páginas de internet de “todos os órgãos estaduais, incluindo postagens em redes sociais e sites de programas específicos serão interrompidas”.

* É uma preocupação e tanto, para não ferir a legislação. E também uma certa falta de confiança (justificável, taaalvez, dada a dificuldade de fiscalização), nas assessorias de iimprensa e comunicação dos diversos órgãos do Estado.

* Por fim, até para que o Piratini não fique sem nada noticiar, a divulgação de informações caberá “apenas ao portal do Governo do Estado”, acessado no endereço www.rs.gov.br.

* É, o portal, o “único que permanecerá com atualizações em sua área de notícias”. Ainda assim, “após análise da Diretoria de Jornalismo” da Secretaria de Comunicação. Em casos específicos, caberá à pasta consultar a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para garantir a legalidade da publicação. Poois é.

* Por falar em Governo do Estado, ele comemora o número recorde de participantes no processo da Consulta Popular deste ano.

* Foram, segundo a Secretaria de Planejamento, 795 mil votos nos quatro dias do pleito, o maior número registrado em quatro anos.

* Foram escolhidos, via Consulta, 111 projetos (aí incluídos os três aqui da região central), todos previamente escolhidos, como prioritários pelas 28 regiões dos Conselhos de Desenvolvimento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo