PESQUISAS. A menos de três meses da eleição, só cinco candidatos a governador venceriam em 1º turno
Do portal especializado PODER360, com texto de RODRIGO ZUQUIM, com imagem de Reprodução
A menos de 3 meses das eleições de 7 de outubro, pesquisas disponíveis em 21 unidades da Federação indicam que disputas em apenas 5 Estados podem ser definidas já no 1º turno: Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão e Piauí. Em todos os demais há ainda grande indefinição.
Esse número pequeno de líderes claros nas eleições para governador nos Estados é pouco usual a esta altura da campanha. Em outras eleições, nesta época, havia mais certeza sobre quem poderia ser o vencedor.
Em muitas unidades da Federação nas quais há pesquisas recentes disponíveis é grande a soma de quem vota em branco, nulo, está indeciso ou não quer responder. A taxa de “não voto” passa de 30% em 14 disputas.
Também chama a atenção o fato de que 11 governadores que tentam se reeleger não estejam em 1º lugar nas pesquisas. Márcio França (PSB), em São Paulo, e Robinson Faria (PSD), no Rio Grande do Norte, nem sequer aparecem na tabela abaixo, pois estão com baixa intenção de voto – o levantamento do Poder360 só considerou quem é “competitivo” (os que estão em 1º lugar ou em 2º lugar empatados).
O Poder360 analisou mais de 300 pesquisas de intenção de voto a respeito das disputas de 2018…
…DEFINIÇÃO NO 1º TURNO
Se a eleição fosse hoje, venceria quem tem mais intenção de votos do que todos os adversários somados. Esse cenário só é observado em 5 Estados no momento.
Em Alagoas (Renan Filho, MDB), Bahia (Rui Costa, PT), Maranhão (Flávio Dino, PC do B) e Piauí (Wellington Dias, PT), os atuais governadores lideram nas pesquisas com a maioria absoluta dos votos.
Em Goiás também há chance de definição no 1º turno, mas com renovação.
O senador Ronaldo Caiado (DEM) é líder isolado com 37% das intenções de voto, e desbancaria o atual governador, José Eliton (PSDB), que assumiu em abril, quando o também tucano Marconi Perillo deixou o cargo para concorrer ao Senado.
José Eliton tem 11% e divide o 2º lugar com o emedebista Daniel Vilela, com 10%, portanto empatados na margem de erro de 3 pontos percentuais para mais e para menos, segundo a pesquisa Ibope realizada de 7 a 10 de julho de 2018, com registro no TRE sob o nº GO-03704/2018.
CHANCE DE REELEIÇÃO
Além dos 4 mandatários que se reelegeriam ainda na 1ª rodada de votações, há mais 11 governadores com chance de ir ao 2º turno: em AM, DF, ES, MG, MS, MT, PE, RS, SC, SE e TO.
Amazonino Mendes (Amazonas), José Ivo Sartori (Rio Grande do Sul) e Mauro Carlesse (Tocantins) aparecem como líderes nas pesquisas nos respectivos Estados.
Nos casos do Amazonas e de Tocantins, os atuais governadores não foram eleitos em 2014. Amazonino Mendes (PDT) e Mauro Carlesse (PHS) venceram eleições suplementares, depois que os então titulares José Melo (Pros) e Marcelo Miranda (MDB) tiveram seus mandatos cassados…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Nordeste dando de goleada ….