Câmara de VereadoresPolítica

PLANO DIRETOR. Comissão apresenta Relatório e tentará aprovar a proposta já na sessão desta quinta

Admar Pozzobom, relator da Comissão Especial do Plano Diretor, fez a leitura do relatório nessa terça. Ideia é votar e aprovar na quinta

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Mateus Azevedo/AICV), da Equipe do Site

Se depender da Comissão Especial do Legislativo que analisa a atualização do Plano Diretor de Santa Maria, a aprovação do projeto será rápida. O relator Admar Pozzobom (PSDB) leu o relatório em Plenário nessa terça (3) e pediu a anuência de seus colegas para que a proposta entre em votação já na próxima quinta-feira (5), em sessão externa da Câmara.

“A nossa sessão será na Escola Santa Marta e (espero) que lá nós possamos colocar em primeira e segunda discussão o nosso Plano Diretor”, disse o tucano.

Deste modo, o projeto entraria em primeira discussão na sessão ordinária na Escola Santa Marta e, logo após, no mesmo local, seria feita uma sessão extraordinária para segunda discussão e votação.

A comissão foi instalada no dia 2 de abril e, além de Admar, também é composta por Daniel Diniz (PT), presidente; e Manoel Badke – Maneco (DEM), vice-presidente. A última reunião do trio ocorreu no início da tarde dessa terça, na Sala da Presidência, com integrantes do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria.

A entidade entregou aos vereadores um documento de duas páginas no qual solicita equilíbrio entre desenvolvimento e preservação do patrimônio histórico. Este foi um dos temas mais polêmicos do processo, o que rendeu lobby de construtor até na tribuna da Câmara e simpatia de boa parte dos parlamentares.

O relatório da Comissão Especial – que na verdade trata de três projetos: Plano Diretor; Código de Obras e Edificações; e Lei de Uso e Ocupação do Solo – destaca as emendas aprovadas e rejeitadas, além de propor sete sugestões para a Prefeitura frente a questões que não foram solucionadas (confira abaixo).

Sugestões da Comissão Especial do Plano Diretor ao Executivo:

a) Que possam ser analisados e revisados os limites do perímetro urbano;

b) Que possa haver a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em Santa Maria;

c) Que haja fixação de um prazo máximo para análise de projetos/planos setoriais dentro do Poder Executivo a fim de que eventuais demoras não prejudiquem os empreendedores;

d) Que possa ser estudado e analisado o perímetro da Zona 2;

e) Que seja criada legislação mais objetiva e precisa quanto as contrapartidas exigidas pelo Município;

f) Que haja estudo e se necessária adequação da legislação municipal ao Código Florestal;

g) Que seja criada legislação objetiva com relação a bens tombados, de interesse do Patrimônio Histórico e Cultural a fim de que ao mesmo tempo que se garanta a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria, também se oportunize o desenvolvimento e crescimento da zona 2.

CLIQUE AQUI E ACESSE A ÍNTEGRA DO RELATÓRIO DA COMISSÃO DO PLANO DIRETOR

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo