CidadaniaPrefeituraSaúde

PREFEITURA. Atividades sociais e de saúde marcam a sabatina na Nova Santa Marta e também em Camobi

No bairro Nova Santa Marta, na Zona Oeste, as atividades do “Arraiá Solidário” serão realizadas no Centro de Artes e Esportes Unificados

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O próximo sábado (28) será destinado a atividades sociais e de promoção de Saúde nas regiões Leste e Oeste do Município. Na Nova Santa Marta, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região e a Secretaria de Saúde promoverão o “Arraiá Solidário”. Já em Camobi, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Wilson Paulo Noal promove o evento “Saúde na Comunidade”.

O “Arraiá Solidário” reunirá a comunidade na sede do próprio CRAS, que funciona junto ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Rua Mallmann Filho, 161. De acordo com a assistente social Angela Maria Oliari, que coordena o CRAS Oeste, as atividades serão realizadas das 13h30min às 17h. O evento contará com ações da Secretaria de Saúde, como confecção do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C; coleta de preventivo; verificação de pressão arterial; vacinação do calendário básico; além de orientações gerais de Saúde à comunidade.

Ainda, será realizada atualização do Cadastro Único e serão repassadas informações do Seja Digital (referente à aquisição dos kits de tv digital) e sobre a confecção de carteiras de identidade. Também participarão integrantes do CAPSi O Equilibrista, do Conselho Tutelar da região, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Senac (esses últimos, darão uma oficina sobre confecção de currículo e falarão sobre o Programa Jovem Aprendiz). Também estão previstas apresentações artísticas de grupos de idosos, de capoeira e de hip hop da região, além de distribuição de erva mate e água quente à comunidade. Um varal solidário de agasalhos também será estruturado durante a atividade.

“Todos os anos, promovemos uma ação social no CRAS, a fim de chamar a comunidade e mostrar esse espaço e o que é oferecido aqui. Queremos estar cada vez mais perto da população, fortalecer esse trabalho junto a eles”, explica Angela.

“SAÚDE NA COMUNIDADE” REUNIRÁ USUÁRIOS DO BAIRRO CAMOBI

A atividade que será realizada pela ESF Wilson Paulo Noal ocorre das 9h às 15h, no Centro Comunitário Nossa Senhora do Calvário, localizado na Rua Angelin Bortoluzzi (em frente à EMEI Vila Jardim). Conforme a enfermeira responsável pela Unidade de Saúde, Patrícia Bueno, as ações incluem informações sobre vacinação e o trabalho desenvolvido pela ESF e oficina de música com o Grupo de Percussão Atoque. Ainda, as crianças que comparecerem ao evento poderão realizar pintura facial.

A ação ocorre em paralelo a um evento da Pastoral da Criança, que realizará pesagem nas crianças menores de cinco anos. A orientação é que os usuários da região compareçam ao local munidos de comprovante de residência, documento de identidade e cartão do SUS. O público alvo do evento são os moradores da área conhecida como Beco do Beijo.

“Esse é a primeira ação do ‘Saúde na Comunidade’ que vamos promover. A ideia é que a ESF possa se aproximar mais da comunidade do Beco do Beijo, que é uma população mais vulnerável. Queremos sair da Unidade de Saúde e ir até a comunidade, para conhecer esses usuários, saber quem eles são, quais as suas demandas, para que possamos propor atividades direcionadas para este público”, explica Patrícia.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo