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REDE SOCIAL. Série de rádio criada por agência de conteúdo mostra como identificar e evitar ‘fake news’

Do portal especializado COLETIVA.NET, com imagem de Reprodução

Foi lançado nesta quinta-feira, 12, o projeto ‘Fake News: um guia para não cair nessa’, iniciativa da Padrinho Agência de Conteúdo, em parceria com o Filtro Fact-checking. Em formato de série de rádio, o conteúdo é disponibilizado em áudio com dicas de como identificar e evitar que informações falsas ou fora de contexto sejam passadas adiante.

A sócia da Padrinho, Alexandra Zanela, destaca que é papel do jornalismo prestar este serviço à sociedade. “Em meio a tantos canais simultâneos, onde todo cidadão é emissor de conteúdo, cabe ao jornalista orientar e fazer uma curadoria para preservar o caráter informativo do que circula nas redes e, muitas vezes, vai parar até mesmo em veículos tradicionais”, defende.

Serão publicados, ao longo de duas semanas, quatro episódios da série, que foi gravada e editada no estúdio da agência, em Porto Alegre. A cofundadora do Filtro, Taís Seibt, empresta a voz ao material, e foi dela que partiu o roteiro do projeto. O primeiro episódio está no ar e os áudios são disponibilizados no site da Padrinho e no soundcloud. A reprodução é gratuita, desde que mantida a assinatura.

A agência foi fundada em 2014 e atua em produção de conteúdos nos formatos digital, impresso e para rádio, além de assessoria de imprensa e gerenciamento de redes sociais. No seu portfólio estão trabalhos para clientes como Sebrae-RS, Sebrae-SP, UOL, Terra, SBT, Veja, Grupo RBS, Football Manager, Feira do Livro de Porto Alegre, Fronteiras do Pensamento e BBC Arabic.

Lançado em março deste ano, o Filtro é uma iniciativa de checagem de notícias da ONG Pensamento.org para verificação de fatos, dados e declarações públicas com foco no Rio Grande do Sul. É mantido pelos jornalistas Taís Seibt, Naira Hofmeister e Tiago Lobo.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

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