Destaque

REGIONAL. Na forma inicial de ambulatório abre-se o Hospital, com meta de atender 5 mil pessoas este ano

José Ivo Sartori (D): “com o tempo, o Hospital Regional será referência não apenas para Santa Maria e Região, mas para todo o Estado”

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A abertura do Hospital Regional de Santa Maria, um sonho antigo da comunidade da região, agora é realidade. A inauguração do complexo hospitalar ocorreu na manhã desta sexta-feira (06) e parte dos atendimentos inicia já na segunda-feira (09).

O Ambulatório de Especialidades em doenças crônicas será o primeiro espaço a funcionar. O local focará no atendimento de hipertensos e diabéticos, e contará com equipe multiprofissional e diferentes especialidades.

A solenidade de inauguração contou com a participação de diferentes autoridades, entre elas, o prefeito Jorge Pozzobom; o governador do Estado, José Ivo Sartori; o secretário de Saúde do Estado, Francisco Paz; o ex-prefeito de Santa Maria e atual secretário de Segurança do Estado, Cezar Schirmer; e o deputado federal Osmar Terra. Na ocasião, as autoridades destacaram o papel fundamental da Família Schons, que doou o terreno para a construção do hospital, bem como os engenheiros envolvidos no projeto da obra.

Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom destacou a longa trajetória de luta pela abertura do hospital, cujo projeto de construção iniciou em 2003. O chefe do Executivo Municipal enfatizou o comprometimento da Prefeitura que, entre outras ações, viabilizou a pavimentação das ruas do entorno do hospital.

“Hoje é um dia de simbolismo, em que o otimismo superou o pessimismo. Muitos não quiseram o Regional de Santa Maria, mas todos que estão aqui, hoje, são a favor deste hospital. Ele é um sonho de muitas pessoas, há muitos anos. E como diria Raul Seixas, sonho que se sonha só é só um sonho. Mas sonho que se sonha junto é realidade. E, hoje, o Hospital Regional é realidade em Santa Maria”, enfatizou o prefeito Pozzobom.

REFERÊNCIA PARA SANTA MARIA E REGIÃO

Na inauguração, o governador José Ivo Sartori e o secretário Francisco Paz destacaram a importância do hospital para o Município e para a região, bem como o apoio da Prefeitura para viabilizar a abertura do local.

“Com o tempo, o Hospital Regional será referência não apenas para Santa Maria e Região, mas para todo o Estado. Ele começará a operar segunda pois tivemos a capacidade de preparar o terreno, buscar a instituição que fará a administração, tudo com muita seriedade, responsabilidade e calma. Hoje, celebramos uma conquista da comunidade regional”, destacou o governador Sartori.

“Hoje, damos o primeiro passo na abertura do Hospital Regional. Teremos aqui um grupo de especialistas voltados a garantir a integralidade e a continuidade do tratamento de todos os pacientes acompanhados pela Rede de Atenção Básica da 4ª Região. Nosso objetivo é que o sistema funcione como uma Rede de Atenção à Saúde, com atendimento integral, continuado e sistemático à população. O hospital será um grande equipamento para o SUS da Região e do Estado”, complementou o secretário Francisco Paz, destacando que, aos poucos, o Hospital Regional abrirá novos serviços, como o Ambulatório de Reabilitação.

META É ATENDER MAIS DE CINCO MIL PESSOAS NO PRIMEIRO ANO

O Regional funcionará como referência regional e estadual, atendendo às demandas da 4ª Coordenaria de Saúde (4ª CRS), que abrange 32 municípios e cerca de 500 mil pessoas. A previsão é que mais de cinco mil pessoas sejam atendidas no primeiro ano de funcionamento. O acesso dos pacientes será feito a partir de cadastros e atendimetnos nas Unidades Básicas de Saúde. A área total do hospital é de 20 mil metros quadrados, e o custo da obra foi de cerca de R$ 70 milhões…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo