Artigos

PMDB sem candidato a federal? – por Gilson Piber

Pelo que está posto, no momento, Paulo Pimenta e Fabiano Pereira, pelo PT, e Jorge Pozzobom, pelo PSDB, são os nomes santa-marienses a deputado federal em 2010. Até aí, tudo certo. O que parece ser uma vergonha é o PMDB não ter um nome local para a Câmara, que ocupe o espaço deixado pelo prefeito eleito Cezar Schirmer. Só se ouve que fulanos e beltranos virão buscar os milhares de votos dos eleitores do Coração do Rio Grande. É aquela turma que o ex-prefeito Valdeci Oliveira chama de “político copa do mundo”, que só aparece de quatro em quatro anos.

O que o eleitor precisa entender é que fica mais fácil cobrar de Pimenta, Fabiano e/ou Pozzobom do que dos forasteiros, principalmente aqueles oportunistas de carteirinha. Respeito Marco Maia, do PT, e Luciana Genro, do PSol, que também têm contribuído com emendas parlamentares para a cidade, entre outras raras exceções.

Mas volto a falar do PMDB local.  Por que o prefeito Cezar Schirmer não apoia o vereador João Carlos Maciel para deputado federal? Têm algo a perder, em caso da não-eleição, o prefeito, o vereador campeão de votos e/ou partido? Creio que não. O PMDB santa-mariense não pode ficar a reboque de nomes de outras regiões. Novas lideranças precisam ser criadas, buscarem alçar outros voos e até irem para um eventual sacrifício. O mesmo vale para os outros partidos organizados no município.

Há quem diga que muito candidato concorrendo na mesma faixa tira voto um do outro e a cidade sai prejudicada. Isso até pode ocorrer. Porém, quem tem “café no bule” vai adiante. O certo é que Santa Maria precisa eleger, no mínimo, dois deputados federais, independente de sigla partidária. É inadmissível uma cidade de quase 300 mil habitantes possuir um único representante na Câmara Federal.

Depois, não adianta chorar e reclamar que a região da Serra elegeu tantos deputados e Santa Maria ficou a ver navios. É bom pensar nisso, afinal, estamos a pouco mais de um ano da eleição. É logo ali, em outubro de 2010.

Enquanto isso, dizem que a governadora Yeda Crusius teve uma conversa reservada com o goleiro Victor, do Grêmio e da Seleção Brasileira, ontem, no Palácio Piratini, durante a entrega da Medalha João Saldanha, para saber como o jogador defende tantas bolas em um jogo de futebol. A governadora está muito preocupada com a sua defesa, já que o ataque adversário e o fogo amigo estão demais.

 

Gilson Piber – [email protected]

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. O espaço de Schirmer será ocupado por JORGE POZZOBOM, afinal este é o acordo que se espera que SCHIRMER honre. Afinal, sem a vitalidade, o apoio, acoragem e garra de POZZOBOM no pleito de 2008, Schirmer hoje talvez não fosse prefeito!

  2. Provavelmente isso deve fazer parte de um acordo firmado com Jorge Pozzobon, que abriu mão de sua candidatura no ano passado. É do jogo.

  3. Penso que não só o PMDB, que pela obviedade de ser o partido do atual prefeito,bem como outros partidos de atuação tradicional, uns mais outros menos, na cidade como por exemplo PP, DEM e PDT deveriam lançar candidaturas vinculadas a cidade de Santa Maria. Pois assim teríamos mais opções no próximo pleito e consequentemente não seriamos obrigados e votar em candidatos vinculados a outras regiões. Quanto ao argumento de a região da Serra eleger mais representantes, somos obrigados alevar em consideração o fato de sua maior densdidade populacional, o que não foi levado em conta no artigo.

    Saudações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo