Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CiênciaUFSM

UFSM. Viagem aos Estados Unidos e R$ 100 mil, o prêmio para projeto que reduz o consumo de energia

Por BIBIANA PINHEIRO (com ilustração de Pollyana Santoro), da Revista ARCO Digital, da UFSM

Entre os mais de dois mil projetos que concorreram ao prêmio Empreenda Santander 2017, na categoria Universitário Empreendedor, a proposta de dois alunos da UFSM se consagrou vencedora. Criada por Fernando Ferreira e Jader Stefanello, acadêmicos do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade, a startup Lunix visa reduzir o consumo de energia por meio de um sistema que identifica qual é a iluminação ideal, conforme a luz natural e a movimentação de pedestres e veículos no local.

Competindo com ideias na área da saúde, gestão, energia e controle de estacionamentos, Jader acredita que vários fatores contribuíram para conquistar o primeiro lugar. “O consumo inteligente foi o diferencial. A conta da energia está cada vez mais cara e tende a piorar nos próximos anos. Teremos que consumir cada vez menos. Além do mais, o potencial da equipe e o tamanho do mercado, também, foram importantes”, relata o estudante.

A luz da ideia

Na disciplina Atitude Empreendedora, ministrada por Hélio Leães Hey, diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) da UFSM, começou-se o plano de negócio da Lunix-Inteligência em Energia. A Agência teve participação no aprimoramento da ideia e acompanhou o processo desde que saiu da sala de aula até a conquista do prêmio. Como resultado da parceria, a Lunix passou pelo processo de incubação- o que significa ter uma instalação física da empresa, com o suporte e auxílio nos seus primeiros passos até a sua consolidação.

A proposta da Lunix foi pensada a partir de diferentes experiências. Jader, que trabalhou em empresa júnior por um ano e seis meses e tem como foco de atuação a administração e a gestão de negócios, uniu-se à parte técnica de Fernando, que já havia feito curso e trabalhado na área da automação. Ambos viram no projeto a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória acadêmica. A equipe ainda conta com Felipe Wilke Neu e Jeann Carlo Raguzzoni, responsáveis por dar suporte técnico, com experiência na pesquisa em laboratório e formação na área. “Buscar a diversidade de olhares em um projeto no qual as pessoas se complementam é uma dica para o empreendedorismo”, afirma Jader.

A Lunix ganhou cem mil reais e uma bolsa nos Estados Unidos para cursos de imersão nas áreas de empreendedorismo e gestão, na Babson College, no estado de Massachusetts. Os empreendedores embarcam…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo