Destaque

CÂMARA. Líder da oposição protocola projeto que visa dar fim ao Festival de Moções do Legislativo

Proposta visa limitar a, no máximo, seis moções por vereador durante o ano, sendo três a cada semestre. Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

Demorou, mas finalmente um vereador de Santa Maria percebeu o quão absurdo é a quantidade de moções distribuídas pelo Legislativo Municipal. O líder da oposição na Câmara, Valdir Oliveira (PT), protocolou o Projeto de Resolução Legislativa 13189/2018 que ceifar a quantidade de homenagens.

Hoje, cada parlamentar tem direito a 15 requerimentos de moções por ano. Ou seja, se todos os 21 parlamentares utilizarem a ferramenta, é possível chegar ao fim de dezembro com 315 moções na Câmara.

“Para evitar a banalização destas homenagens e repúdios, nossa proposta é limitar para seis moções por ano, três a cada semestre”, explica Valdir.

Caso o projeto seja aprovado em Plenário, serão distribuídas, no máximo, 126 moções por ano no Parlamento santa-mariense.

Regimento Interno
Ano passado, uma comissão especial formada por João Ricardo Vargas (PSDB), presidente; Valdir Oliveira, vice; e Francisco Harrisson (MDB), relator; tratou da revisão do Regimento Interno da Câmara. Um dos assuntos que ganharam destaque foi uma redução significativa na quantidade de moções.

A comissão indicou que, cada vereador, teria direito a, no máximo, cinco moções por ano. Contudo, a proposta não chegou a ser votada em Plenário e o trabalho desenvolvido pela subcomissão está engavetado.

Congratulação, apoio ou repúdio
Os vereadores protocolam três tipos de moções: congratulações (a mais comum), apoio ou repúdio. As homenagens, geralmente, são feitas para instituições, entidades, empresas, pessoas que se destacaram na comunidade ou para fazer um afago a algum político (vide a moção de congratulação ao senador Paulo Paim (PT) aprovada em 12 de abril).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo