CIDADANIA. Deputados por um dia, alunos do Cilon aprovam projeto “Mandato Solidário com a Educação”
Tradicional promoção da Assembleia Legislativa, o Programa Deputado Por Um Dia, nesta semana contou com a participação de um grupo de alunos da Escola Estadual Cilon Rosa.
Como informa ao editor a professora Maribel Dal Bem (na foto ao lado, de Divulgação, junto com os estudantes “deputados”), eles criaram o partido ‘Juntos pela Educação’ e apresentaram o projeto “Mandato Solidário com a Educação”. E não foi assim tão fácil a aprovação.
Apenas um voto de diferença favorável (28 a 27) garantiu o resultado positivo. O motivo da polêmica: solicitava doações dos deputados estaduais para a educação.
Sobre o Programa inteiro, inclusive as outras escolas participantes, vale conferir o material produzido pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho. O texto é de Celso Luiz Bender. Acompanhe:
“Escola do Legislativo realiza 50ª edição do programa Deputado por Um Dia
Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, da Assembleia Legislativa, promoveu, nesta segunda-feira (13), a 50ª edição do Programa Deputado Por um Dia. A iniciativa, criada em 1999, tem como objetivo proporcionar a alunos das redes pública e privada, da 7ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a experiência de atuar como deputados, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante.
Os estudantes foram recepcionados no Teatro Dante Barone pela manhã, e logo a seguir iniciaram a rotina parlamentar, com a reunião dos Líderes de Bancada, na Sala da Presidência. Nesse encontro, os grupos políticos discutiram e definiram a pauta de votação da Sessão Plenária do Estudante. Às 14h, aconteceu a Sessão Plenária, no Plenário Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo, antiga sede do Parlamento, na rua Duque de Caxias, com discussão e votação de matérias de autoria dos próprios estudantes.
A deputada Juliana Brizola (PDT) abriu a sessão e na sequência passou a direção das atividades à deputada Regina Becker Fortunati (PTB). “É sempre uma alegria a Assembleia abrir suas portas aos estudantes do programa Deputado por Um Dia, com participação e engajamento absolutos”, elogiou Regina. “É possível perceber que há como fazer o resgate da boa política com estes jovens são os cidadãos de amanhã. Apesar de enxuta, a vivência dos alunos mostra um pouco do Parlamento e o quanto a participação cidadã pode construir um mundo melhor. É nesta esperança que atuamos”, observou. O deputado Ernani Polo (PP) também prestigiou a abertura da sessão.
A responsável pela organização do programa e coordenadora da Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão da Escola do Legislativo, dra. Sônia Brambilla, lembrou que esta é uma edição especial. “Nos sentimos vitoriosos em celebrar esta 50ª edição, feito histórico e que marca época”, comemorou. “Houve uma grande participação dos estudantes no processo de votação dos cinco projetos aprovados. Para a Escola do Legislativo, é uma honra planejar e executar uma atividade como esta, sabedores que plantamos entre eles uma sementinha de participação no processo político e de formação de novas lideranças, numa mensagem positiva de que é possível, sim, o engajamento por mudanças”.
Ordem do Dia
Cinco projetos de lei foram apresentados na sessão plenária. Um representante de cada partido fez a defesa dos projetos, e as demais bancadas tiveram tempo para apresentar sua opinião e discutir cada proposta.
Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto – Partido dos Estudantes da Floriano (PEF), do município de Engenho Velho Projeto de Lei (PL) 1/2018 Autoriza o governo do Estado do Rio Grande do Sul a estabelecer parcerias para a distribuição gratuita da vacina contra o vírus influenza A e B à população gaúcha. Aprovado, com 28 votos sim e 27 não.
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola – Partido Unidos pela Leitura (PUL), município de Ipê Projeto de Lei (PL) 2/2018 Institui a “Semana Literária nas Escolas da Rede Pública de Ensino” e dá outras providências. Aprovado, com 38 votos contra 17
Escola Municipal de Ensino Fundamental Morada do Sol – Partido Democrático Estudantil Campo Bonense (PDE), de Campo Bom Projeto de Lei 3/2018 Institui o Grêmio Estudantil nas Escolas da Rede Pública de Ensino Fundamental do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Aprovado, com 32 votos favoráveis e 23 contrários
Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa – Partido Juntos pela Educação (PJE), de Santa Maria Projeto de Resolução (PR) 1/2018 Institui o “Mandato Solidário com a Educação” no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e dá outras providências. Aprovado, com 28 votos favoráveis e 27 contrários
Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso – Partido Educacional Social (PES), de Fazenda Vilanova Projeto de Lei (PL) 4/2018 Institui a “Semana Estadual do uso das novas tecnologias na promoção da educação” e dá outras providências. Aprovado, por 35 a 20…”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.