PrefeituraTrânsito

CIDADE. Prefeitura tem avaliação positiva da medida e começa fechamento de retornos na Medianeira

Após receber camada de terra, Prefeitura vai plantar grama e ajardinar retorno em frente à entrada do Super Nacional, na Medianeira

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Nesta semana, a Prefeitura de Santa Maria começou a fechar, de forma definitiva, o canteiro central da Avenida Medianeira, em frente ao supermercado Nacional. A ação iniciou na segunda-feira (27), quando servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos instalaram os meios-fios no local, que antes estava fechado por blocos de concreto. O próximo passo é o preenchimento com terra e posterior ajardinamento do espaço. Além do canteiro em frente ao Nacional, outros três pontos de retorno serão fechados de forma permanente na avenida: próximo ao Colégio Metodista Centenário, no cruzamento com a Rua Serafim Valando e em frente ao Santuário Basílica da Medianeira.

O fechamento dos retornos na Avenida Medianeira foi anunciado pela Prefeitura em 2015, juntamente com outras alterações viárias, quando o Plano Diretor de Mobilidade Urbana foi aprovado, por unanimidade, na Câmara de Vereadores. Em 2017, as adequações e alterações – resultantes de estudos técnicos e previstas no Plano – começaram a ser implantadas, em cumprimento ao que estabelece o documento: dar prioridade ao transporte coletivo e ao fluxo de veículos, proporcionando redução no tempo de deslocamento em vias que apresentam grande volume de tráfego.

Após um período de proibição de retorno provisório, a Secretaria de Mobilidade Urbana fez estudos e avaliações sobre o comportamento dos motoristas diante das mudanças e analisou o impacto no trânsito.

“Com o fechamento dos canteiros na Avenida Medianeira, observamos a redução de acidentes de retorno em 46%. Além disso, como o trânsito está fluindo melhor, os motoristas estão utilizando a via de acordo com o que se espera dela: ser uma avenida de deslocamento contínuo, com o mínimo de interrupções em toda a sua extensão”, explica secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas.

Além da redução de acidentes ocasionados nos pontos de retorno, as alterações implantadas na Avenida Medianeira fizeram com que o fluxo de veículos aumentasse em 23%, o que significa que os condutores priorizam o deslocamento rápido.

COM CANTEIROS FECHADOS, MOTORISTAS TÊM OUTRAS OPÇÕES

O fechamento de canteiros na Avenida Medianeira fez com que os motoristas adquirissem o hábito de utilizar as chamadas “alças de quadra” ou “retorno de quadra”. As alças de quadra são rotas alternativas em ruas laterais, oferecendo mais segurança e evitando o trancamento do fluxo.

– Fechamento de canteiro próximo ao Colégio Centenário:

Com o fechamento do canteiro próximo ao Colégio Centenário, o motorista que sobe a Avenida Medianeira e decide descer em direção aos bairros deve acessar a Avenida Fernando Ferrari, depois a Rua Conrado Hoffmann e subir a Rua General Neto para, então, converter à esquerda na Avenida Medianeira. Outra opção é fazer a conversão no retorno próximo à Rua Benjamin Constant, onde existe uma pista de rolamento e sinalização específica para este fim.

– Fechamento de canteiro em frente ao supermercado Nacional:

O motorista que está no supermercado Nacional e deseja descer a Avenida Medianeira em direção aos bairros, deve sair pela Rua Floriano Peixoto, em frente ao Colégio G10, para depois, na sinaleira, fazer a conversão à esquerda na Medianeira.

– Fechamento do canteiro junto à sinaleira da Medianeira com a Rua Serafim Valandro:

Com o fechamento do canteiro, quem desce a Avenida Medianeira não poderá mais fazer o retorno em direção ao Centro. A opção para os motoristas é acessar a Rua Serafim Valandro, fazer a conversão à esquerda na Rua Felipe de Oliveira e, após, subir a Rua Duque de Caxias para, na sinaleira, converter à esquerda na Medianeira. E os motoristas que estão subindo a avenida, em direção ao Centro, mas decidem retornar em direção aos bairros, devem acessar a Rua Duque de Caxias, dobrar à direita na Rua Doutor Teodorico, depois novamente à direita na Rua Heitor Campos e, na sinaleira, fazer a conversão à esquerda na Avenida Medianeira.

– Fechamento de canteiro em frente à Basílica:

Com o fechamento do canteiro em frente à Basílica, quem desce pela avenida (direção Centro-Bairro) e precisa fazer retorno para subir a Medianeira, deve acessar a Travessa Medianeira, depois seguir pela Rua Farrapos, dobrar à esquerda na Rua Barão do Triunfo e subir a Avenida Medianeira.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo