CIDADE. Prefeitura pretende reduzir, até dezembro, tráfego de automóveis na segunda quadra da Bozano
Por MAURÍCIO ARAUJO (com imagem de Divulgação), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Com o objetivo de ampliar a área de circulação de pedestres no Centro da cidade, facilitar a fluidez dos percursos e reduzir o número de veículos, a Prefeitura de Santa Maria, em uma atitude inovadora e progressista, lançou, no Fórum das Entidades Empresariais, o projeto “Park(ing) day: Re.Viva Bozano”. O Poder Público apresentou, no início da tarde desta segunda-feira (27), a proposta de transformar a segunda quadra da Rua Dr. Bozano em uma via compartilhada e que funcionará como extensão do Calçadão Salvador Isaia.
A ideia da Prefeitura é modificar o ambiente, transformando os estacionamentos de carros em lugares mais agradáveis à população. Para isso, vai solicitar aos cursos de graduação das universidades projetos que proponham espaços de convivência – inspiradas em grandes cidades –, com pinturas e artes no chão, Parktets, esculturas, floreiras, luminárias, arborização e outros equipamentos voltados aos pedestres. O trânsito de carros ficaria em apenas uma faixa, devidamente segura às pessoas, com balizadores – sem estacionamentos até a Rua Serafim Valandro.
Conforme o presidente do Instituto de Planejamento, Daniel Pereyron, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, a atual segunda quadra da Bozano tem estrutura convencional, com rua estreita e estacionamento em ambos os lados, sendo insuficiente e insegura para as pessoas que circulam.
“Essa é uma decisão do Governo do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin e será executada nos próximos meses. Vamos transformar o comportamento do cidadão para melhor a partir desta iniciativa, que busca garantir mais espaços às pessoas e o fortalecimento do centro econômico do Município”, ressaltou o secretário.
De acordo com a Prefeitura, profissionais e estudantes das áreas da Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design e Desenho Industrial de Santa Maria serão convidados para, de forma experimental, propor um lugar mais agradável. No dia 20 de outubro será realizado um Workshop com palestras, formação dos grupos de trabalho e entrega das propostas. A votação será aberta no dia 22 do mesmo mês e encerrada no dia 29, com a escolha da melhor proposta. No dia 18 de novembro, a população será chamada para fazer a pintura colaborativa, que ficará no espaço por prazo indeterminado.
“O projeto quer que a cidade seja voltada aos cidadãos, que possam transitar em um ambiente diferenciado e seguro”, afirmou o presidente do Iplan, Daniel Pereyron.
A proposta do Executivo é que, após a conclusão das etapas previstas, a segunda quadra da Bozano seja liberada em um novo formato a partir do dia 1º de dezembro de 2018.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.