CIDADE. Prefeitura promove mais uma edição da “Calourada Segura”. Ela começa em poucos minutos
Por ANA BITTENCOURT (texto) e DEISE FACHIN (foto Arquivo), da Assessoria da Prefeitura
Nesta semana, a Prefeitura realiza mais uma edição da Calourada Segura, na Praça Saturnino de Brito. A ação foi criada para recepcionar os calouros e acadêmicos das universidades, para que a festa possa transcorrer de maneira segura aos frequentadores. Ainda, a Prefeitura busca garantir o sossego público no local e a limpeza do entorno, após a realização do evento. A Calourada Segura tem início nesta segunda-feira (06) e segue até sexta (10).
O chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, explica que, apesar do movimento nesta época ser menor, se comparado com a festa realizada no primeiro semestre, a Prefeitura decidiu manter a infraestrutura e a logística no local, popularmente conhecido como Praça do Brahma.
“Pela nossa experiência, sabemos que no inverno a concentração de pessoas na Saturnino de Brito é pequena. No entanto, a Prefeitura vai estar presente com o que podemos oferecer para garantir que a festa dos calouros transcorra normalmente e para que os pais possam saber que os filhos estão seguros. Esse é o nosso propósito”, afirmou Cortez.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o trânsito será fechado em três pontos, a partir das 19h30min desta segunda. São eles: o cruzamento da Rua Serafim Valandro com a Rua Doutor Bozano; o cruzamento da Rua Venâncio Aires com a Duque de Caxias e o entroncamento da Rua Duque de Caxias com a Rua Coronel Niederauer. Conforme a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, agentes de trânsito estarão nestes locais a partir das 19h para orientar os motoristas. O fluxo de veículos será normalizado conforme a quantidade de público for diminuindo.
A Calourada Segura é realizada de forma conjunta entre diversas secretarias municipais e a segurança é coordenada pela Brigada Militar, com apoio integrado da Guarda Municipal. De acordo com o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPmon), Tenente Coronel Erivelton Hernandes, a presença da Brigada Militar está garantida nas noites de realização do evento.
“Estamos adotando os mesmos procedimentos das edições passadas. Desta vez, apenas a Plataforma de Observação Elevada (POE) da Brigada Militar não vai estar presente, devido ao atendimento de outras demandas. No entanto, nosso efetivo vai auxiliar para garantir a segurança dos nossos universitários, que são a razão de existir da cidade”, enfatizou o coronel.
Confira abaixo as ações realizadas na Praça Saturnino de Brito de segunda a sexta-feira:
– Instalação de uma tenda da Prefeitura para informações;
– Disponibilização de uma ambulância da Prefeitura, com a presença de profissionais da Saúde;
– Instalação de contêineres para a coleta de lixo;
– Reforço na iluminação pública;
– Fiscalização dos bares do entorno para o cumprimento dos horários (comercialização de bebidas até as 22h);
– Fiscalização do comércio ilegal de bebidas e alimentos;
– Presença da Guarda Municipal para auxiliar na segurança ostensiva e patrimonial, além da presença da Brigada Militar;
– Limpeza da Praça Saturnino e seu entorno no final do evento, com varrição e coleta de lixo.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Para as coisas funcionarem bem não pode ter a prefeitura no comando.
Prefeitura não sabe nem colocar banheiros, incompetência total.