DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Ricardo Daronch, ex-atleta do time, é o novo presidente do Santa Maria Soldiers

Dirigente cuidava das finanças do clube e se aposentou após 10 temporadas

Como linebacker, santa-mariense conquistou dois Campeonatos Gaúchos pela equipe verde-preta (Foto Radar Esportivo/Divulgação)

Por Pedro Pereira

O histórico linebacker do Santa Maria Soldiers, Ricardo Daronch, é oficialmente o novo presidente da equipe de futebol americano e flag football do Coração do Rio Grande. Na última semana, o dirigente já havia revelado ao Site a transição do coordenador de linha ofensiva Oscar Capuchino para a posição de head coach do time full pads (modalidade em que é necessário o uso de equipamentos de proteção).

O santa-mariense, que se aposentou com o fim da temporada de 2023 e já ocupava a função de diretor financeiro do “Exército”, assume o posto deixado por Douglas Rodrigues, quarterback do esquadrão verde-preto. Neste ano, os Soldados irão disputar o Campeonato Gaúcho, no qual buscam o nono título geral e sétimo de forma consecutiva, e a Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA), torneio que eles querem vencer pela primeira vez na história.

Daronch conta que sua chegada ao cargo mais alto do clube é um desejo antigo do elenco, visto que Rodrigues, além das funções de líder ofensivo e presidente, também era responsável por algumas questões na comissão técnica. Ele ainda aponta que novos nomes devem assumir cargos nos próximos dias: “estamos priorizando atletas que não estão mais jogando para cuidar da diretoria, tentando profissionalizar o máximo possível”.

Em dezembro de 2023, o elenco formativo do Santa Maria Soldiers venceu um compromisso amistoso contra o Bears, de Igrejinha, por 24 a 14 (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Novo presidente

O ex-linebacker ingressou no Soldiers em 2013, quatro anos após a fundação do time de futebol americano. Entretanto, vestiu o verde-preto oficialmente apenas em 2014, quando estreou nos gramados. Ao todo, o dirigente tem em sua prateleira de troféus como atleta: duas edições do Campeonato Gaúcho, em 2016 e 2017; a Copa RS de 2016 e a Conferência Sul da extinta Liga Nacional de Futebol Americano, conquistada naquele mesmo ano.

Nos Estaduais de 2018 e de 2019, Daronch fazia parte do Porto Alegre Gorillas e do Bulldogs FA, de Venâncio Aires, respectivamente, e retornava ao Coração do Rio Grande no segundo semestre para a Liga BFA. Com o manto dos santa-marienses, ele também alcançou a grande final do Regional em 2019 e em 2022. De 2021 a 2022, o ex-jogador foi tesoureiro do clube.

Maré de azar

Apesar de, em 2023, o Soldiers não ter avançado à decisão do título da Conferência Sul tal qual nas duas últimas temporadas, Daronch define que a temporada foi de evolução, sobretudo para os atletas mais jovens, e de investimentos pesados no que diz respeito à comissão técnica. No mês de fevereiro, o mexicano Érick Perez chegou a Santa Maria para assumir a posição de head coach da equipe.

O ex-linebacker expõe que, embora o estrangeiro tenha agregado ao plantel em questões táticas e nos treinamentos, a relação entre ele e o plantel verde-preto acabou não encaixando. O dirigente declara, ainda, que a quantidade de desfalques por lesão que os santa-marienses tiveram no ano também contribuiu para a “falta de liga” entre as partes. “Faz parte do esporte”, relatou o presidente. O ponto alto dos Soldados, no fim, foi a evolução dos novatos.

Base verde-preta

No início de dezembro, o esquadrão de desenvolvimento do “Exército” – que serve como uma categoria de base do clube – recebeu o Bears FA, de Igrejinha, em um amistoso que terminou em 24 a 14 a favor dos donos da casa. “Esta foi a primeira vez que o nosso time de formação jogou praticamente sem nenhum veterano. Tivemos duas ou três reposições apenas, o restante eram somente novatos”, afirmou Daronch.

Para 2024, além da busca pelos títulos, o presidente do Soldiers estabelece o foco em seguir estruturando a nova geração. “A meta é que os jovens joguem quatro jogos no ano que vem, entrando bastante no Campeonato Gaúcho, em que nós vamos fazer bastantes testes”, completou o dirigente. O Estadual está previsto para começar em março.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo