Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EconomiaPolíticaSanta Maria

POSSE NA CACISM (2). Busatto discorda de interpretação feita pelo sítio, de parte da fala de Ceccim

Busatto: discordância democrática da interpretação claudemiriana
Busatto: discordância democrática da interpretação claudemiriana

Esse é um espaço democrático, como bem sabem todos os leitores. Não se é, aqui, dono de nenhuma verdade. Aliás, nem a buscamos, para ser claros. O que se faz, aqui, quando não se oferece informação pura, é interpretação. É o ponto de vista do autor, apenas, e que não necessariamente está correto ou é o mais adequado. Mas é honesto e independente, como também reconhece a (acredito) maioria dos que freqüentam esse espaço.

Esse “nariz de cera” se deve á correspondência eletrônica que recebi de meu amigo Cezar Busatto – secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos.

Busatto, que também estava na posse do novo presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (Cacism), Paulo Ceccim, discorda de pelo menos um ponto da interpretação deste (nem sempre) humilde repórter, publicada em NOTA que publiquei na manhã de ontem. Com autorização do próprio, eis o conteúdo da manifestação do secretário, na íntegra:

Caro Claudemir,

Não creio que tenhas razão na interpretação que destes de que o Paulo Ceccim, ao dizer que vai combater a ineficiência do reunionismo, referia-se à iniciativa da “agenda estratégica”.  Se de fato foi essa a intenção do novo presidente da CACISM, acho lamentável, porque a busca do consenso de todos os santa-marienses em torno de algumas prioridades de médio e longo prazo é uma necessidade, se quisermos colocar os interesses de toda a cidade acima das disputas político-partidárias e das diferentes orientações de cada novo governo eleito. 

Aliás, é uma constatação histórica que as comunidades que se unem em torno de causas comuns são as que mais prosperam, mais se desenvolvem, mais geram oportunidades para todos. Há estudos consagrados sobre a prosperidade do norte da Itália no pós II guerra mundial que explicam essa prosperidade pela capacidade das comunidades daquela região de unirem-se, trabalharem juntas, cooperarem em torno de interesses comunitários, superando disputas e conflitos de partidos, instituições ou grupos de interesse.

Como sei que o Paulo Ceccim é um homem inteligente e bem informado, tenho certeza que ele conhece a importancia do que estamos fazendo juntos aqui em Santa Maria. A mais recente prova disso foi a cooperação entre  todos os santa-marienses para realizar a Feisma e organizar o seu primeiro Pavilhão de Inovação. Com certeza, muitas e muitas reuniões tiveram que ser feitas, uma grande obra democrática teve que ser realizada, e um resultado maravilhoso foi alcançado. O que comprova que uma boa prática democrática de somar forças, unir  em torno de objetivos comuns, é certamente o método mais eficiente para alcançarmos resultados efetivos para todos.

Agradeço mais uma vez a atenção do amigo.

Forte abraço, 

Cezar Busatto

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Em tempo:
    Meu texto abaixo não tem objetivo de ofender o secretário, apenas expressa o que penso do homem público Cezar Busato.

  2. Pô Claudemir, vai me desculpar, mas teu site já foi melhor frequentado. Não sabia que tu era “tão bem lido” assim. Por que será que ele te respondeu por escrito? Poderia ter ligado pro teu celular. Se bem que as últimas experiências dele com telefone não foram das mais felizes.
    Depois do que disse a respeito do uso que ele faz das estatais, o povo de Santa Maria não deveria nem comentar suas declarações. Não merece a importância que ele ainda pensa que tem. Só o schirmer mesmo para nos dar este “presente”. Com tantos municípios no estado, fomos os premiados.

  3. Concordo com todo o comentario o Ildo , apenas tenho um item a acrescentar o tão falado “pavilhão da inovação”, não tem muito de inovação a amaioria do que foi mostrado tem mais de dois anos (não estou criticando os projetos ). então não teve nada de novo a ideia é boa mas não acrescentou nada de novo para cidade . mas repito os projetos la mostrado são otimos .

  4. Acho que está tudo certo! Tudo às claras. Manifestações e respostas publicadas com responsabilidade e transparência. No mais, todos os agentes com suas respectivas histórias e biografias inclusive, num caso específico, com ampla divulgação no âmbito estadual. O leitor que faça seu julgamento!

  5. Só que no pós guerra todos baixaram as armas e aqui em Santa Maria principalmente os que estão no poder como o Governo Shirmer não o fizeram até agora e sim passa o tempo todo colocando a culpa no governo anterior tanto é que que no texto acima o Senhor Secretário só falta dizer que foi a primeira vez que ocorreu uma boa Feisma em Santa Maria.
    E concordo que até agora o que se viu desse governo são reuniões e mais reuniões e resultado de fato quase nada, que nem a viajem para China que até hoje não sabemos para que serviu e a tal indústria de embalagens tão anunciada não virá….e por aí vai.
    Respeitosamente essa é a minha opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo