InfânciaMulher

EVENTO. Incentivo a aleitamento materno leva mães ao Centro Desportivo Municipal. Lá houve o ‘Mamaço’

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Para incentivar o aleitamento materno, “Mamaço em Santa Maria

Em agosto, o foco das campanhas de Saúde é para o aleitamento materno. Com a cor e o laço dourado, os órgãos de Saúde federais, estaduais e municipais têm incentivado ações que deem visibilidade ao tema, destacando os benefícios da amamentação. Em Santa Maria, o sábado (18) foi marcado pelo “Mamaço”, um evento de incentivo ao aleitamento materno que ocorreu no Centro Desportivo municipal (CDM). O evento foi prestigiado pelo prefeito Jorge Pozzobom, que acompanhou parte das atividades.

Dezenas de gestantes e mães compareceram ao local com seus filhos, em diferentes faixas etárias, para um momento de incentivo à amamentação, sem espaço para tabus e receios. O evento foi promovido a nível regional e contou com atividades de orientações sobre amamentação, espaço lúdico para as crianças, rodas de conversa e esclarecimentos de dúvidas. O aleitamento materno é um ato natural, que deve ser incentivado de maneira exclusiva até os seis meses de idade da criança, e como complemento até os dois anos.
“Ainda existe um tabu na amamentação, principalmente nos espaços públicos. E é justamente para acabar com esse tipo de pensamento que foi criado o Agosto Dourado, para que esse tema seja debatido, para que a mulher tenha, ao seu redor, uma rede de apoio, que a incentive, ampare e auxilie, e para que o ato de amamentar, que traz inúmeros benefícios, seja intensificado”, enfatizou a coordenadora da Política de Saúde da Mulher e da Criança do Município, Fernanda Fettermann.

A servente Lisiane Maraschin, 41 anos, foi uma das participantes do evento. Mãe de Isabele, de oito meses, Lisiane veio da localidade de Santos Anjos, interior de Faxinal do Soturno, para a atividade. Segundo ela, até agora, a pequena tem se alimentado exclusivamente com o leite materno. Lisiane afirma que o objetivo é seguir com essa prática até que ambas estejam bem com isso, já que além de benefícios para a Saúde, o ato garante mais um momento de vínculo e afeto entre as duas.

“Vim para o evento a convite da nossa Unidade de Saúde e acabei aprendendo muita coisa aqui, por exemplo, que não podemos amamentar o filho de outra pessoa. Considero a amamentação algo muito importante, porque deixa a criança mais forte, mais saudável. A Isabele só quer saber de mamar e, até hoje, nunca ficou doente”, contou Lisiane.

PROFISSIONAIS CAPACITADOS

Durante o evento, as mães e gestantes receberam diferentes orientações, referentes, por exemplo, a ordenha mamária, o armazenamento correto desse leite, os tipos de mamilo e as técnicas e alternativas para evitar a fissura nos seios, as diferentes posições para amamentar, além de poderem conhecer os mitos e verdade do aleitamento.

“Esse é o segundo evento realizado no Município, nesta semana, com foco na amamentação. Estamos, cada vez mais, buscando capacitar nossos servidores, para que eles possam, nas Unidades de Saúde, repassar orientações e auxiliar as mães e gestantes”, ressaltou a assessora de Gestão, Projetos e Planejamento da Secretaria de Saúde do Município, Ana Paula Seerig…”

PARA LER A ÍNTEGRA, E VER TAMBÉM OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo