Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
MulherSanta MariaSegurança

JUSTIÇA PARA ISADORA. Ato que lembra morte da jovem é evento que marca a luta contra o feminicídio

Por BRUNA HOMRICH (com foto de Divulgação e vídeo de IVAN LAUTERT), da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm)

Delegada Débora Dias: o que mata as mulheres não é o amor, mas o machismo

25.04.2018. Homem mata companheira e sogra a facadas na zona norte de Porto Alegre. Crime teria sido cometido pois o suspeito não aceitava o fim do relacionamento. (Correio do Povo)

20.05.2018. Homem mata a companheira a tiros no norte do RS. Casal estava em processo de separação. (Gaúcha ZH)

05.04. 2018. Homem mata companheira dois dias após ela dar à luz filha do casal em SP. (UOL)

07.06.2018. Homem descumpre medida protetiva e mata a companheira a facadas.“Depois de a mulher negar ter interesse no relacionamento, ele a ameaçou e destruiu diversos objetos da casa”, diz trecho da matéria. (Correio Braziliense)

09.08.2018. Doze mulheres são vítimas de feminicídio nos últimos oito dias. (R7 Notícias)

10.08.2018. Horas antes de ser morta em SC, designer relata ameaça de ex: ‘Ele sacou a arma e apontou para a minha cabeça’. (G1 Notícias)

09.07.2018. Oficial de cartório de Imbituba é acusado de matar a namorada. (G1 Notícias)

Notícias como essas são apenas exemplos de crimes que, diariamente, permeiam as páginas dos jornais e sites informativos. Quem se encorajar a um levantamento dos casos noticiados apenas neste primeiro semestre de 2018, talvez não dê conta de tudo, dado o volume de publicações. A última manchete descrita acima refere-se ao assassinato de Isadora Viana Costa, santa-mariense de 22 anos morta pelo namorado, de 36, com golpes no abdômen.

A família de Isadora reside em Santa Maria e decidiu organizar, com o apoio de coletivos feministas, sindicatos e entidades sociais, uma manifestação em denúncia aos crimes de feminicídio. O ato ‘Justiça para Isadora’ ocorre neste sábado, 11, a partir das 14h, na Praça Saturnino de Brito (Praça dos Bombeiros). Em entrevista à Sedufsm, o pai de Isadora, Rogério Froner Costa, diz que o objetivo da mobilização é transformar a dor em um grito por justiça, de forma a que crimes como o que vitimou sua filha não mais acometam as meninas e mulheres.

O ato deste sábado contará com diversas apresentações artísticas e distribuirá erva mate e água quente aos presentes. Para ler mais, clique AQUI. Abaixo, ouça um pouco do que Rogério tem a dizer:

 

…Como se pode ver nas manchetes que iniciam este texto, a maioria dos feminicídios são efetivados por companheiros ou ex companheiros das vítimas, fato que alerta para a situação de violência vivida pelas mulheres dentro de suas próprias casas.

Embora muitos desses crimes ainda sejam noticiados pelos veículos de comunicação como crimes ‘passionais’, a delegada Débora Dias, da Delegacia Especializada de Apoio à Mulher em Santa Maria, diz que os assassinatos nada têm a ver com amor.

“Essa ideia errônea de que ‘amor está ligado a matar a mulher’ é um grande absurdo. Assassinar alguém não está relacionado com amor, está relacionado com posse, com poder, com subjugação, com sentimento de propriedade e posse. Não se usa mais o termo passional para a morte de mulheres que morrem nas mãos de seus companheiros, porque passional está ligado a paixão, a amor, e tirar a vida de uma pessoa está diametralmente oposta a esse sentimento. Na verdade, o homem, quando mata a mulher, não imagina que ela, ‘sua mulher’, sua propriedade, possa ser feliz sem ele, estar desvinculada de sua subordinação”, reflete a delegada.

Homens comuns

Ao se defrontar com relatos cruéis de feminicídio, muitas pessoas comentam ‘este homem é um monstro’. Esta visão, contudo, pode ofuscar a ideia de que a esmagadora maioria dos agressores e feminicidas são homens comuns que têm ou já tiveram relacionamento com a vítima.

Em todo seu tempo à frente da Delegacia de Polícia da Mulher, Débora diz não lembrar de um único caso em que o autor de um feminicídio tivesse problemas psiquiátricos ou comportamentais graves a ponto de justificarem o crime e tornarem-no não passível de punição.

“Feminicídio é o ápice da violência doméstica, da violência de gênero, não é fato isolado e raramente está associado a qualquer patologia do autor do crime. Infelizmente o que mata as mulheres é o machismo sim, e a grande maioria morre porque diz não, ‘não quero mais esse relacionamento, não quero mais esse casamento, esse namoro’, é essa a sentença de morte. A defesa (defesa técnica, o advogado) pode suscitar problemas psiquiátricos, mas isso tem que ser provado e é muito difícil. Agora está na ‘moda’ dizer que o assassino ‘surtou’. Não vemos mulheres surtando e matando seus companheiros, ex-companheiros, namorados, etc. Não é estranho? Não há justificativa para matar mulheres em razão de gênero. O machismo ainda está incrustado em nossa sociedade”, desabafa a delegada…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo