Destaque

KISS. Nunca tantos jovens morreram em Santa Maria quanto em 2013. Tragédia completa exatos 67 meses

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e infográfico), da Equipe do Site

Há exatos 67 meses o mundo voltava suas atenções para Santa Maria. A tragédia que tirou a vida de 242 jovens (a lista inteira, como o site publica mensalmente, está acima) é lembrada, todo dia 27, por familiares das vítimas que realizam uma vigília no Centro da cidade. À medida que os anos passam, basta olhar para trás para perceber o quão absurdo foi incêndio da boate Kiss.

Conforme registros do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), nunca morreram tantas pessoas em Santa Maria quanto em 2013. Foram computados 2819 óbitos naquele ano, sendo que a média de mortes do município, entre 1996 e 2016 (ano com os dados mais recentes cadastrados), foi de 2281.

Os dados oficiais de 2013 indicam que 232 pessoas foram mortas diretamente por ‘exposição à fumaça, ao fogo e às chamas’. Excetuando aquele ano, entre 1996 e 2016, o município registrou apenas 25 casos de morte em condições semelhantes, ou seja, 1,31 casos por ano.

A tragédia se torna ainda mais absurda quando se analisam as causas externas de morbidade e mortalidade de janeiro de 2013. No total, de uma única vez, Santa Maria perdeu 80 jovens na faixa etária dos 15 anos 19 anos, 138 entre 20 e 29 anos, e 21 entre 30 e 39 anos. No gráfico abaixo, confira os dados agrupados em cada ano:

Vigília

Nesta segunda, a vigília dos familiares das vítimas irá ocorrer das 9h às 17h30min, na tenda da Praça Saldanha Marinho. No local, ocorrerá um momento de reflexão e oração ministrado pela professora Maria das Graças Py.

Durante a vigília, haverá arrecadação de novelos de lã para a confecção dos quadradinhos de amor, que depois viram mantilhas e roupinhas para crianças que passam frio.

O ato será encerrado com o tradicional Minuto do Barulho, com palmas para homenagear as vítimas da tragédia.

LEIA TAMBÉM:

CIDADE. Vigília com momento de reflexão e minuto do barulho marcam os 67 meses da tragédia da Kiss”, de Luiz Roese (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo