JornalismoMemóriaMídia

MEMÓRIA. Morre Frias Filho, 61 anos, em São Paulo

No G1, o portal de notícias das Organizações Globo, com foto de Reprodução

Otavio Frias Filho (foto), diretor de redação da “Folha de S.Paulo”, morreu nesta terça-feira (21), aos 61 anos, em São Paulo. Otavio estava internado no Hospital Sírio Libanês, no Centro da capital, e lutava contra um tumor no pâncreas desde 2017.

O velório será no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, e a cerimônia de cremação às 14h, no mesmo local. Políticos, artistas e escritores lamentaram a morte.

Casado com Fernanda Diamant, editora da revista “Quatro Cinco Um”, deixa duas filhas, Miranda e Emília, e os irmãos Luiz, Maria Cristina e Maria Helena.

Filho de Dagmar Frias de Oliveira e de Octavio Frias de Oliveira, empresário que comprou em 1962 a “Folha de S.Paulo”, Frias Filho nasceu em São Paulo no dia 7 de junho de 1957.

Entre 1975 e 1983, estudou Direito e Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Enquanto isso, na “Folha”, assessorava o então diretor de redação, Cláudio Abramo, e seu pai, publisher do jornal.

Em 1984, assumiu, aos 26 anos, a função de diretor de redação. Lançou o Projeto Folha, que transformou o jornal, e criou o “Manual de Redação”, que prega um texto mais descritivo, rigoroso e impessoal.

Também sob sua gestão, a “Folha” implantou, em 1989, a função de Ombudsman, profissional responsável por opinar sobre o trabalho interno da publicação com total liberdade.

Grupo Folha

Além do jornal, sua família é proprietária do Grupo Folha, um dos principais conglomerados de mídia do país e reúne hoje cinco empresas.

Fazem parte do grupo a “Folha”, a empresa de conteúdo, produtos e serviços de internet UOL, a gráfica Plural, a editora Publifolha, o instituto de pesquisa Datafolha e empresa de meios eletrônicos de pagamentos PagSeguro.

A história do Grupo Folha começou em 1921, com o lançamento do jornal “Folha da Noite”, em São Paulo. Depois vieram os títulos “Folha da Manhã” (1925) e “Folha da Tarde” (1949). Os três jornais foram fundidos em 1960 para dar origem à “Folha de S.Paulo”, jornal de maior circulação no país.

Em 2000, participou da criação do jornal “Valor Econômico”, uma parceria do Grupo Folha com o Grupo Globo. Em 2016, o jornal passou a ser totalmente do Grupo Globo.

‘Moderador de tensões’

Em 1996, em entrevista ao programa da TV Cultura “Roda Viva”, falou sobre a tentativa de fazer jornalismo “crítico, apartidário e pluralista”: “Ou seja, o jornalismo que se preocupa em trazer ao leitor todo tipo de controvérsia e que procura espelhar nas suas páginas as diversas tendências políticas, econômicas ou culturais”.

Recebeu em 1991, em nome do jornal, o prêmio Maria Moors Cabot de jornalismo, da prestigiosa Universidade de Columbia (EUA).

Entre 1994 e 2004, Frias Filho escrevia semanalmente às quintas-feiras uma coluna na página de opinião da “Folha” (compiladas no ano 2000 no livro “De ponta-cabeça”).

Em 2005, em entrevista na série “Protagonistas da Imprensa Brasileira”, do site Jornalistas&Cia, definiu seu trabalho na “Folha” como de um “moderador” de “inúmeras tensões”. “Considero positivo, dentro de certos limites, que isso ocorra, até para que o jornal não se transforme numa entidade monolítica, de pensamento único.”

Jornalismo e teatro

Também na entrevista de 2005, ele falou sobre seus interesses fora do jornalismo, principalmente no teatro, e admitiu não ter a “paixão pela notícia” de um repórter.

“Eu não sou um repórter nato. Pelo contrário, a rigor nunca exerci a atividade de repórter. Estou num ambiente de jornal há muito tempo. (…) Venho aqui a esse prédio regularmente desde os 17 anos, com prazer (…) Como não tenho esse entusiasmo todo, em momentos delicados consigo o distanciamento necessário para analisar com mais serenidade os fatos.”

Ele teve três peças de teatro publicadas no livro “Tutankaton” (Iluminuras, 1991). Quatro peças suas foram encenadas: “Típico Romântico” (1992), “Rancor” (1993), “Don Juan” (1995) e “Sonho de Núpcias” (2002).

Publicou em 2003 “Queda Livre” (Companhia das Letras), livro de ensaios que junta reportagem, autobiografia e observação antropológica. É também autor de “Seleção Natural” (Publifolha, 2009).

Câncer

câncer de pâncreas é considerado por especialistas como uma das formas mais letais de tumor maligno. Ele costuma matar 95% dos pacientes em cinco anos. Foi essa doença que matou, por exemplo, Steve Jobs, cofundador da Apple, e a cantora Aretha Franklin.

Frias Filho foi diagnosticado com a doença no ano passado. Desde então, vinha tratando no Hospital Sírio-Libanês.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo