PrefeituraSaúde

SAÚDE. Mais de 3 mil crianças imunizadas na cidade, no “Dia D” de vacinação contra sarampo e poliomielite

Unidades de Saúde abriram as portas e mais de 6,5 mil doses foram aplicadas durante o Dia D da vacinação contra sarampo e pólio

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O sábado (18) foi de prevenção e promoção de Saúde em Santa Maria. As Unidades de Saúde da cidade abriram as portas das 8h às 17h para garantir a imunização de crianças contra o Sarampo e a Poliomielite durante o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação.

Pais e responsáveis por crianças com idade entre um e quatro anos, 11 meses e 29 dias levaram os pequenos aos postos de Saúde para receberem as vacinas. De acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Prefeitura de Santa Maria, foram aplicadas 3.289 doses da Poliomielite e mais 3.269 doses contra o Sarampo. Com as vacinas aplicadas neste sábado, o Município já contabiliza 5.955 crianças imunizadas contra a Polio e 5.931 contra o Sarampo, o que corresponde, respectivamente, a 47,43% e 47,24% da cobertura vacinal.

“Consideramos que foi um Dia D muito positivo. Proporcionar esse dia alternativo realmente faz diferença, pois as pessoas acabaram indo até as Unidades de Saúde. Tivemos uma excelente procura, mas continuamos orientando que as famílias busquem os postos e garantam a imunização. Seguimos na expectativa de atingir a meta prevista ou tentar chegar o mais próximo possível dela”, destacou a enfermeira Andréa Lenz, responsável pelo Setor de Imunizações.

O prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin, juntos a integrantes da Secretaria de Saúde, acompanharam o dia de vacinação nos postos de Santa Maria. Eles percorreram Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) de diferentes regiões da cidade, onde conversaram com a população e com os profissionais da área da Saúde. Para garantir o acesso da população às Unidades de Saúde durante o Dia D, o prefeito Pozzobom assinou, na quinta-feira (16), um decreto que determinou passe livre no transporte coletivo urbano e interdistrital para um acompanhante das crianças em idade de vacinação.

“Nós estamos cumprindo com o nosso compromisso e com a nossa missão. A Saúde sempre foi nossa prioridade e conseguimos fazer o decreto que garantiu a gratuidade no transporte coletivo. A vacinação é extremamente importante para a Saúde da criança e seguiremos trabalhando para conscientizar os pais e responsáveis sobre esse tema”, enfatizou o prefeito Pozzobom.

DECORAÇÕES E BRINDES NAS UNIDADES DE SAÚDE

Diferentes Unidades de Saúde do Município investiram em atrativos para os pequenos. Músicas, balões, personagens infantis e decorações temáticas foram alguns dos artifícios usados pelas equipes de Saúde para proporcionar um ambiente mais amigável às crianças. Em muitos locais, balas, pirulitos, tatuagens e “Certificados de Coragem” foram distribuídos aos pequenos que receberam as vacinas.

A faxineira Fabiani Alves, 35 anos, levou os dois filhos, Alejandro, de quatro anos, e Alana, de dois anos, para receberem a vacina Tríplice Viral na Unidade de Saúde São Francisco, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. As crianças haviam tomado a vacina contra a Poliomielite durante a semana, e a mãe aproveitou o sábado para completar a Carteira de Vacinação dos pequenos.

“A gente sofre ao ver eles recebendo a vacina, mas sabemos que é importante. Dói, mas é o melhor para eles. Estou sempre cuidado os dias de vacinar, porque é o que protege contra as doenças”, comentou Fabiani.

DADOS DA VACINAÇÃO (contabilizados desde o dia 06 de agosto e incluindo o Dia D)

Poliomielite

Doses Aplicadas: 5.955

Cobertura vacinal: 47,43%

Sarampo

Doses Aplicadas: 5.931

Cobertura Vacinal: 47,24%

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo